Alguns recursos desse site utilizam cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar a navegar nesse site, você concorda em utilizá-los?

Área de Conhecimento

Resultados de estudos, pesquisas e nossa produção intelectual ao seu alcance.

Aqui você encontra parte de nossos conteúdos.
Veja todo conteúdo

Estratégias para a expansão de uma startup

Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos […]

Estratégias para a expansão de uma startup

Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos cardeais e refletem o momento em que a startup se encontra.

Em quais aspectos uma startup deve atentar para garantir seu crescimento?

Em primeiro lugar, é fundamental que a empresa iniciante tenha um “sistema de gestão de inovação”, pois, para se tornar perene, não pode depender apenas daquela primeira inovação. Tal sistema deve contemplar as dimensões Estratégia-Pessoas-Processos-Ambiente.

Em relação à dimensão Ambiente, vale destacar a importância de a startup estar perto de um ecossistema especialista que ofereça mentorias, networking, assessoria jurídica, acesso a fontes de fomento, proximidade com a universidade e, especialmente, proximidade com as empresas, para acelerar os seus negócios.

Além disso, a startup deve se manter preparada para buscar e atrair capital (apenas o necessário e suficiente) para cada um dos seus estágios de crescimento.

 Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos cardeais e refletem o momento em que a startup se encontra. Desde que o “painel de controle” seja simples e bem montado, os indicadores podem ajudar na avaliação da estratégia / processos e orientar ações corretivas e preventivas. Algumas sugestões de indicadores de desempenho:
  •  Faturamento
  • Quantidade de clientes
  • Custo de aquisição de cliente
  • Valor que um cliente gasta desde a primeira compra até o momento em que deixa a empresa
  • Taxa de rejeição (clientes ativos x clientes perdidos)
  • Clientes potenciais qualificados (são aqueles com perfil aderente ao público-alvo da startup, para que o esforço de vendas seja orientado)
  • Receita mensal recorrente x despesa mensal projetada (“runaway” ou o tamanho da chamada “pista de decolagem” da startup, em meses)
  • Grau de satisfação do cliente

Porém, não basta ter bons indicadores de desempenho. É necessário ter a prática de avaliá-los sistematicamente.

José Hernani Arrym Filho — Diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, que presta serviços de Consultoria, Educação e Funding para inovação.

Procedimento de concessão simplificado de pedidos de patente no Brasil

Após a recente revogação da Resolução 193 de 7 de junho de 2017, que estabelecia a análise acelerada dos pedidos [...]

MCTIC cria novo procedimento para avaliação dos formulários da Lei do Bem

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC publicou um novo procedimento de avaliação dos FORMP&Ds, o qual [...]

Seja inútil e envelheça sem crescer: 7 dicas para você ser mais criativo

Quer ser mais criativo? Que tal ser ruim de verdade em alguma coisa? É o que propõe Rod Judkins em [...]

Startups voltadas para nano e biotecnologia: oportunidade de parceria com CNPEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) atua nas áreas de energia, materiais e biociências por meio de [...]

Instituto Serrapilheira, dos Moreira Salles, lança 1º edital para pesquisas

Com o objetivo de incentivar os cientistas brasileiros a buscar resposta às grandes perguntas de seus campos, o Instituto Serrapilheira [...]

Edital Finep Startup

O Programa Finep Startup tem por objetivo apoiar a inovação em empresas nascentes intensivas em conhecimento através do aporte de [...]

Unicamp passa USP e é a melhor universidade da América Latina, aponta ranking

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a melhor universidade da América Latina, segundo avaliação de um dos principais rankings [...]

Proteger os dados que vem do campo

Há três projetos de lei sobre proteção de dados pessoais tramitando no Congresso Nacional. Eles cuidam de um assunto já [...]

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova incentivo para empresa que investir em inovação

Empresas poderão deduzir, na apuração do lucro líquido, despesas em pesquisa com inovação contratados com universidade e instituto de pesquisa [...]

Anuário Valor Inovação Brasil 2017 - As 150 empresas mais inovadoras

O Valor Econômico, em parceria com a consultoria estratégica do Network PwC, Strategy&, divulgaram os resultados da pesquisa da terceira [...]

Finep disponibiliza até R$ 1 bi para inovação

A partir de hoje, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) vai conceder até R$ 1 bilhão para projetos privados [...]

contato

fale conosco

Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo:
Assunto:
Comentário:

Trabalhe conosco

Envie seu currículo para Pieracciani:
Área:
Comentário:
55 11 5506 2953

Rua Geraldo Flausino Gomes, 78cj. 151
Brooklin NovoSão PauloSP04575-060

Cadastre-se

Receba novidades e notícias da Pieracciani