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Estratégias para a expansão de uma startup

Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos […]

Estratégias para a expansão de uma startup

Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos cardeais e refletem o momento em que a startup se encontra.

Em quais aspectos uma startup deve atentar para garantir seu crescimento?

Em primeiro lugar, é fundamental que a empresa iniciante tenha um “sistema de gestão de inovação”, pois, para se tornar perene, não pode depender apenas daquela primeira inovação. Tal sistema deve contemplar as dimensões Estratégia-Pessoas-Processos-Ambiente.

Em relação à dimensão Ambiente, vale destacar a importância de a startup estar perto de um ecossistema especialista que ofereça mentorias, networking, assessoria jurídica, acesso a fontes de fomento, proximidade com a universidade e, especialmente, proximidade com as empresas, para acelerar os seus negócios.

Além disso, a startup deve se manter preparada para buscar e atrair capital (apenas o necessário e suficiente) para cada um dos seus estágios de crescimento.

 Tão importante quanto ter uma estratégia, é preciso ter processos organizados e saber medi-los. Indicadores de desempenho são os pontos cardeais e refletem o momento em que a startup se encontra. Desde que o “painel de controle” seja simples e bem montado, os indicadores podem ajudar na avaliação da estratégia / processos e orientar ações corretivas e preventivas. Algumas sugestões de indicadores de desempenho:
  •  Faturamento
  • Quantidade de clientes
  • Custo de aquisição de cliente
  • Valor que um cliente gasta desde a primeira compra até o momento em que deixa a empresa
  • Taxa de rejeição (clientes ativos x clientes perdidos)
  • Clientes potenciais qualificados (são aqueles com perfil aderente ao público-alvo da startup, para que o esforço de vendas seja orientado)
  • Receita mensal recorrente x despesa mensal projetada (“runaway” ou o tamanho da chamada “pista de decolagem” da startup, em meses)
  • Grau de satisfação do cliente

Porém, não basta ter bons indicadores de desempenho. É necessário ter a prática de avaliá-los sistematicamente.

José Hernani Arrym Filho — Diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, que presta serviços de Consultoria, Educação e Funding para inovação.

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