Alguns recursos desse site utilizam cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar a navegar nesse site, você concorda em utilizá-los?

Pieracciani na mídia

Como centro de referência em Gestão, um de nossos papéis é difundir conhecimento. Nossa experiência está constantemente presente nos meios de comunicação mais importantes do país.

A importância da inovação em tempos de crise

Publicado na Revista Fitness Business “Em tempos ruins, só coisas realmente boas é que vendem”. O ditado norte-americano serve de […]

A importância da inovação em tempos de crise

Publicado na Revista Fitness Business

“Em tempos ruins, só coisas realmente boas é que vendem”. O ditado norte-americano serve de referência para tratar de inovação em tempos de crise como a que atravessamos. Claro! É nesse momento em que se repensam as despesas e que o supérfluo é suprimido.

É importante lembrar que, caso paire alguma dúvida sobre a qualidade de um determinado serviço ou sobre uma academia, fato facilmente tolerado em tempos de bonança, é na hora da dificuldade econômica que o cliente decide experimentar, mudar de fornecedor ou mesmo suspender o pacote.

Inovar em períodos de crise é fazer o desnecessário virar imprescindível, agregando valor aos serviços e estreitando a conexão com seu público. Dar-lhe mais por menos, procurando retê-lo até que passe a turbulência. Aparecerão promoções atraentes de todos os lados. É hora de fazer mais por seu aluno fiel e fazer que ele diga não às ofertas dos concorrentes.

É também fornecer um serviço que, cada vez mais, represente valor para o cliente, algo com o qual ele tenha ampla identificação e que, ao mesmo tempo, represente mínimos custos para a empresa. Em outras palavras, é preciso estar mais perto do que nunca dos alunos, priorizando o que realmente valorizam e cortando o resto. É necessário eliminar o que não for percebido como qualidade.

Como já vivemos muitas outras vezes no Brasil, as crises passam e, depois delas, no momento da recuperação, acontecem turbulentos movimentos de reorganização dos mercados, com novas realidades de participações e de volumes. Quem você acha que sai na frente nesse momento? Quem abocanha mais share?

Justamente as empresas que mantiveram seus esforços de inovação durante a crise. As academias mais inovadoras são as que antes começam a falar em recuperação. Inovação em uma academia pode ser de produtos e serviços, se pensarmos nos tipos de plano e nos tipos de aula oferecida. Pode ser de processos, se considerarmos como as aulas são dadas e como as coisas acontecem lá dentro. Mas pode ser também inovação na gestão, se pensarmos em redesenhar funções e estrutura, enxugando custos.

Por fim, pode ser de inovação no negócio, se considerarmos a busca por receitas extraordinárias – com publicidade de produtos para os alunos, por exemplo, ou uso diferente dos serviços e até mesmo do espaço. Enfim, é possível inovar. Em tempos de crise ou de abundância. Para isso, é imprescindível acreditar na inovação como uma poderosa arma para fazer negócios, capacitar as pessoas a inovarem e estruturar as práticas necessárias para que as ideias virem resultados. Bom trabalho!

VALTER PIERACCIANI

Engenheiro, especialista em Inovação e sócio-fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas

Sem incentivo fiscal, faturamento de empresas pode ser comprometido

Publicado no Jornal DCI Cerca de 8% do faturamento das empresas podem ser prejudicados com cortes de incentivos previstos na [...]

Pau de Selfie é um dos melhores exemplos de como inovar na crise econômica

Publicado na Revista Época Negócios Cortar investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento pode ser desastroso durante a crise. Por outro lado, [...]

Entenda o fenômeno das cidades criativas e saiba como esse mercado gera novos negócios e empregos

Publicado na Revista Administradores. Com uma agenda extensa de eventos ligados à moda, design, cinema, teatro, turismo e música, em [...]

Conheça as 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Publicado na Revista Forbes Valter Pieracciani, sócio-fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, foi um dos jurados especialistas para construir a [...]

Eficiência energética é o pesadelo da indústria automobilística

publicado no Portal Automotive Business Enquanto administra a severa redução do ritmo de vendas, o setor automotivo terá de focar [...]

O futuro chegou: carros autônomos já são realidade e estão avançando rápido

Publicado na Revista Isto É Dinheiro A tecnologia futurística da indústria automobilística está cada vez mais presente na vida dos [...]

Comitê de Gestão de Inovação discute desafios e benefícios da implantação da ABNT 16.501

Em reunião realizada em maio, representantes do Comitê conheceram a experiência do Eldorado com a norma e debateram as razões [...]

As 5 desculpas que um inovador não pode mais dar

“Não sou criativo” – Todo mundo nasce criativo e interpreta diferentes papéis ao longo da vida. “Não sou um gênio” [...]

Tecnologia e carga tributária

Opinião – Alfonso Abrami Apesar da taxa de juros, do dólar flutuante e da inflação em alta, a indústria tem [...]

O que fazer em época de crise? Consultor dá dicas e o mercado dá exemplos

publicado na Revista Leite & Derivados.   Em tempos de crise, é essencial investir em inovação. Nesse período, o mercado [...]

Raio Gourmetizador Ativar!

Rótulo de queridinho do consumidor, o gourmet virou uma das principais tendências do mercado. por Raíza Pacheco Imagine que você [...]

contato

fale conosco

Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo:
Assunto:
Comentário:

Trabalhe conosco

Envie seu currículo para Pieracciani:
Área:
Comentário:
55 11 5506 2953

Rua Geraldo Flausino Gomes, 78cj. 151
Brooklin NovoSão PauloSP04575-060

Cadastre-se

Receba novidades e notícias da Pieracciani