Alguns recursos desse site utilizam cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao continuar a navegar nesse site, você concorda em utilizá-los?

Pieracciani na mídia

Como centro de referência em Gestão, um de nossos papéis é difundir conhecimento. Nossa experiência está constantemente presente nos meios de comunicação mais importantes do país.

Entenda o fenômeno das cidades criativas e saiba como esse mercado gera novos negócios e empregos

Publicado na Revista Administradores. Com uma agenda extensa de eventos ligados à moda, design, cinema, teatro, turismo e música, em […]

Entenda o fenômeno das cidades criativas e saiba como esse mercado gera novos negócios e empregos

Publicado na Revista Administradores.

Com uma agenda extensa de eventos ligados à moda, design, cinema, teatro, turismo e música, em Londres a indústria criativa é o segundo setor mais lucrativo da economia. Na capital britânica, o desenvolvimento ocorre de maneira sustentável, participativa e inclusiva. O mesmo fenômeno tem espaço também em São Francisco, Barcelona, Nova York, Xangai, Amsterdã, Bogotá, exemplos clássicos de cidades criativas.

Nesses locais, sociedade e investidores estão articulados em um plano de cultura que visa o desenvolvimento socioeconômico. “Nas cidades criativas, os empreendedores na área cultural são extremamente valorizados. Música, artes, artesanato e cultura são fontes de receita essenciais para qualquer município”, destaca Valter Pieracciani, especialista em modelos inovadores de gestão.

Afinal, o que são cidades criativas? Apesar de ser um tema que só recentemente começou a ser estudado, as cidades criativas existem desde a Antiguidade. “Antes de Cristo, a nação poderosa era a Grécia, cuja economia era essencialmente criativa”, pontua Valter.

[…]

Em 2014, Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) passaram a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, projeto que promove a integração internacional de cidades que apostam na criatividade para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável, inclusão social e valorização da cultura. Mas, além delas, é possível encontrar no Brasil outras cidades que seguem a tendência. Paraty, no Rio de Janeiro, soube articular a preservação histórica à criatividade para impulsionar a economia local. Além de ser conhecida por suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial, há 8 anos Paraty também é famosa por ser a cidade brasileira que respira e exala literatura entre os meses de julho e agosto.

[…]

Já em Guaramiranga, cidade cearense que abriga pouco mais de 5 mil habitantes, as fortes influências do jazz e blues vêm desde a época do período áureo do café. O antigo costume das serestas e encontros musicais promovidos pelas ricas famílias da região foi transformado no Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga.

[…]

“O Brasil inteiro tem suas raízes na música, cultura, miscigenação e arte. É um enorme caldeirão para desenvolvimento da economia criativa”, destaca Valter Pieracciani. Mas, o que falta para o desenvolvimento de cidades criativas no Brasil?

Para o especialista, o grande problema do caso brasileiro está na falta de articulação e pensamento estratégico. É o que acontece em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que, apesar de serem grandes centros de investimento e desenvolvimento de projetos culturais, a falta de conexão cria ilhas de criatividade, como a Lapa (RJ) e a Vila Madalena (SP).

Ana Carla Fonseca – economista e doutora em Urbanismo – acrescenta que a cidades criativas estão em constante processo de formação e transformação. Para que ocorra na prática, é preciso haver um ator social, seja ele o governo, empresas privadas, instituições ou a sociedade civil, que propulsione o projeto. “Os melhores exemplos são de cidades que conseguiram ou estão tentando aproveitar sua base criativa para se transformar; e que têm consciência de que uma cidade criativa se reinventa permanentemente, o que talvez seja o maior desafio”, ressalta.

Sem incentivo fiscal, faturamento de empresas pode ser comprometido

Publicado no Jornal DCI Cerca de 8% do faturamento das empresas podem ser prejudicados com cortes de incentivos previstos na [...]

Pau de Selfie é um dos melhores exemplos de como inovar na crise econômica

Publicado na Revista Época Negócios Cortar investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento pode ser desastroso durante a crise. Por outro lado, [...]

Conheça as 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Publicado na Revista Forbes Valter Pieracciani, sócio-fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, foi um dos jurados especialistas para construir a [...]

A importância da inovação em tempos de crise

Publicado na Revista Fitness Business “Em tempos ruins, só coisas realmente boas é que vendem”. O ditado norte-americano serve de [...]

Eficiência energética é o pesadelo da indústria automobilística

publicado no Portal Automotive Business Enquanto administra a severa redução do ritmo de vendas, o setor automotivo terá de focar [...]

O futuro chegou: carros autônomos já são realidade e estão avançando rápido

Publicado na Revista Isto É Dinheiro A tecnologia futurística da indústria automobilística está cada vez mais presente na vida dos [...]

Comitê de Gestão de Inovação discute desafios e benefícios da implantação da ABNT 16.501

Em reunião realizada em maio, representantes do Comitê conheceram a experiência do Eldorado com a norma e debateram as razões [...]

As 5 desculpas que um inovador não pode mais dar

“Não sou criativo” – Todo mundo nasce criativo e interpreta diferentes papéis ao longo da vida. “Não sou um gênio” [...]

Tecnologia e carga tributária

Opinião – Alfonso Abrami Apesar da taxa de juros, do dólar flutuante e da inflação em alta, a indústria tem [...]

O que fazer em época de crise? Consultor dá dicas e o mercado dá exemplos

publicado na Revista Leite & Derivados.   Em tempos de crise, é essencial investir em inovação. Nesse período, o mercado [...]

Raio Gourmetizador Ativar!

Rótulo de queridinho do consumidor, o gourmet virou uma das principais tendências do mercado. por Raíza Pacheco Imagine que você [...]

contato

fale conosco

Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo:
Assunto:
Comentário:

Trabalhe conosco

Envie seu currículo para Pieracciani:
Área:
Comentário:
55 11 5506 2953

Rua Geraldo Flausino Gomes, 78cj. 151
Brooklin NovoSão PauloSP04575-060

Cadastre-se

Receba novidades e notícias da Pieracciani