Design Thinking não é um workshop!

Quando a maior parte das pessoas ouve a palavra design, imediatamente a associa aos atributos estéticos de algo

Por
Publicado em

Quando a maior parte das pessoas ouve a palavra design, imediatamente a associa aos atributos estéticos de algo: uma revista, um espaço muito bem projetado, um produto incrível, uma marca excepcional etc. Entretanto, a maneira de pensar dos designers - e sobretudo de agir sobre as coisas - tem a capacidade de tornar tudo mais criativo.

Assim, o Design Thinking foi uma maneira de "popularizar" a forma de pensar dos designers, levando para outras áreas o que chamamos de pensamento abdutivo, pois como afirma Tim Brown, autor do livro Design Thinking, o design é poderoso demais para ficar apenas nas mãos dos designers.

Acontece que, chegando ao mundo dos negócios, o Design Thinking virou um workshop e, aparentemente, qualquer problema pode ser resolvido em um workshop de 3h. 

O Design Thinking não é um workshop! 

O raciocínio abdutivo, isto é, criativo, inovador, é um exercício constante. Aprender a divergir e a convergir no momento certo é uma competência que deve ser adquirida pelas equipes todos os dias. Mais do que conhecer e exercitar o processo em um workhsop, é essencial transformar a prática cotidiana. De nada adiantam as 3h de workshop se o que acontece em seguida é o retorno ao trabalho burocrático e limitante. 

Empatia, colaboração e experimentação: 

Os pilares do Design Thinking, devem ser uma constante no ambiente de trabalho inovador. 

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Características da Inovação Fechada e da Inovação Aberta

Jornada do Usuário: uma forma de entender e melhorar as interações

Qual é o propósito que você está atendendo: o seu, da sua empresa ou do cliente?

Onde está a inovação tecnológica incentivada pela Lei do Bem?

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Design-Driven Innovation

Mudar as regras da competição: a inovação radical do significado de produtos

O Princípio Transformador das 16x

A inovação na prática para resultados 16x melhores

Diário de Construção de um Time

Lições do mundo altamente competitivo da ginástica rítmica para aplicar na sua empresa

O Princípio da Pirâmide

A lógica aplicada na escrita, no pensamento e na resolução de problemas.

Nunca/Sempre fizemos assim!

O livro de cabeceira do Gerente e do Supervisor para mudanças organizacionais.

Usina de Inovações

Guia prático para a transformação da sua Empresa

A Verdadeira Mágica

O primeiro livro de um projeto que levará conhecimento prático sobre...

Overcrowded

Overcrowded resume meus estudos mais recentes sobre como praticar inovação e conquistar...

Império da Inovação

Este livro oferece um choque de realidade e uma nova perspectiva no que se refere à gestão

Veja Todos os Nossos Livros