Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?

Se quisermos entender o conceito de Gestão da Inovação, devemos compreender com clareza o que é a própria ideia de Inovação

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

Nós temos recebido perguntas de leitores novos sobre alguns temas “de base”: temas fundamentais que parecem simples, mas que devem ser compreendidos para que se possa aplicar de forma efetiva técnicas e ferramentas do ecossistema de inovação.

Uma pergunta pertinente foi “Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?”.

Para responder a essa pergunta, precisamos dar um passo atrás antes. Então, vamos lá!

O que é Inovação?

Se quisermos entender o conceito de Gestão da Inovação, devemos compreender com clareza o que é a própria ideia de Inovação.

Em sua essência, Inovação é a forma de criar algo, como uma forma de melhorar processos, serviços e produtos, favorecendo o valor da criação e possibilitando novos negócios.

Cada vez mais as empresas estão em busca de profissionais que saibam inovar e gerir a Inovação de forma correta, aumentando e melhorando a geração de resultados.

O que é Gestão da Inovação?

Agora que você não tem mais dúvidas sobre o conceito de Inovação, vamos ao que interessa!

Esse tipo de gestão, na prática, cria estruturas e processos para que a Inovação seja implementada dentro de uma empresa. Melhorando e aumentando a competitividade daquele serviço, produto ou processo, que precisa ser lançado. Este processo pode ser realizado com inovação aberta ou fechada, focando em diferentes tipos ou graus de inovação, mas de maneira geral, permeia quatro etapas:

  • Geração - Estimulada por meio de Brainstorming, sessões de sensibilização, captura de informações de clientes ou funcionários para dar luz a aspectos ainda não endereçados;
  • Captura - Registro das ideias de forma que sejam compartilháveis com outros stakeholders;
  • Avaliação e Priorização- Discussão sobre as ideias inovadoras para entender se atendem às necessidades identificadas;
  • Validação - As ideias selecionadas percorrem a esteira de desenvolvimento, onde são definidos marcos para avaliação, mensuração de resultados e tomada de decisão.

De forma geral, um projeto de Inovação é formado por entradas, processos e pelos resultados gerados com esse desenvolvimento. Assim, gerando melhorias também nas principais áreas de uma organização, como marketing, finanças, RH, produção e vendas.

A ideia é que, com a Gestão da Inovação, a implementação assertiva de estruturas estratégicas e processos com mitigação de riscos se torne um propulsor dentro da organização.

Por isso, atualmente, saber gerir a Inovação se tornou uma competência muito buscada e valorizada pelo mercado, abrindo mais oportunidades para profissionais que investem nesta área e se atualizam sempre sobre as tendências desse ecossistema.

Como gerir a Inovação sem enganações?

Como esse tema é uma demanda constante na Era em que vivemos, é comum encontrar profissionais na posição de líderes que têm de realizar a Gestão da Inovação, mas que não estão preparados para isso.

A consequência? Enganações. É aquele serviço que não sai do papel por falta de organização, o processo que ficou empacado na etapa X por apresentar problemas constantes, ou ainda o desenvolvimento de produto que vive gerando retrabalho porque os métodos de aplicação parecem ineficazes.

Mas, os projetos não podem ficar na gaveta, certo? Por isso, uma gestão especializada é o único caminho que trará resultados consistentes!

O que antes era aprendido na prática, hoje é ensinado por instituições que visam preparar os profissionais para atender a essa nova demanda. Há no mercado inúmeras capacitações para a implementação da Inovação dentro das empresas.

Essas formações e cursos de Gestão da Inovação buscam fornecer conhecimentos teóricos, para embasar o profissional em suas decisões, bem como atividades práticas, por meio das quais o profissional aprende a desenvolver todo processo de Inovação.

É fundamental estar preparado(a) para gerira Inovação porque ela é a ponte para o futuro. O que você tem feito para não ficar para trás?!

Não sabe por onde começar? Nós temos o curso ideal para você!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Mas, afinal, o que é Gestão da Inovação?

O gestor-artista

O momento pede agilidade na vida e nos negócios

Programas Internos de Geração de Ideias

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros