Curso

Innovation Yellow Belt

29 anos de experiência em consultoria consolidados em uma jornada prática, com conteúdo aplicável ao dia a dia das organizações.

INSCREVA-SE

80 horas

52h Aulas, sendo: 12h Atividades extra sala 8h Mentorias coletivas 8h Mentorias individuais

Público Alvo

Profissionais da área de inovação ou responsáveis por iniciativas de inovação em suas áreas.

Inscrever-se

Conteúdo Programático

Durante as 80 horas do curso de inovação, você conhecerá conceitos, ferramentas e métodos necessários para implementar o processo de gestão da inovação baseado nas quatro perspectivas: Estratégia, Processos, Pessoas e Ecossistema.

Estratégia

Pensar e planejar a Inovação como diferencial competitivo.

Neste módulo, você irá aprender a desenvolver estratégias de gestão da inovação com base nos aspectos de mercado, tecnológicos, competências e de experiências e significados, por meio da aplicação prática de ferramentas em casos reais.

  • As dimensões das Estratégia de Inovação UX (User Experience) ao centro da estratégia de Inovação;
  • Uso apropriado de técnicas de geração de ideias;
  • Domínio e estruturação de modelos de negócio com base no Business Model Generation CANVAS;
  • Estratégia do Oceano Azul para empresas.
Este é o seu fastpass para convencer a liderança a respeito da importância para inovação.      

 Pessoas

Libertar a capacidade de Inovar de cada um de nós.


Neste módulo, você irá aprender a compor e liderar um time de alta performance para inovação. Compreender seus perfis e estilos, ajustando a linguagem e os motivadores para extrair o melhor de cada um em prol do time.

  • Mente Aberta: estimular nos participantes a capacidade de interpretar diferentes situações, criando possibilidades contínuas do uso da inovação para vencer os desafios enfrentados pelas organizações.
  • DNA dos Inovadores: possibilitar que os participantes se descubram inovadores, confirmando a tese de que a inovação está ao alcance de todos.
  • Innovation Styles: a descoberta pelos participantes da predominância de seus perfis inovadores (Visionário, Explorador, Experimentador e Modificador).
Este é o seu fastpass para o autoconhecimento e identificação dos perfis profissionais que lhe cercam, a fim de compor uma equipe que tenha alto desempenho.

Processos

Fazer a inovação acontecer: práticas para transformar ideias em projetos.

Neste módulo, você irá aprender ferramentas para gestão de projetos de inovação, estruturando um processo que estimula a inovação e mantém o funil de desenvolvimento sempre alimentado.

  • Entendimento da interligação entre as áreas e as atividades, possibilitando uma visão completa de todos os processos que compõem a Gestão da Inovação; Conceito Ágil para gestão de projetos processos;
  • Estruturação de processo interno para captura e premiação de ideias;
  • Prospecção tecnológica de soluções para o negócio, bem como análise e registro de patentes;
  • Gerenciamento de métricas e indicadores, a partir de um portfólio diversificado de projetos;
  • Visão de um processo estruturado que serve como referência para as organizações que querem inovar;
  • Criação de um senso de protagonismo na inovação.
Este é o seu fastpass para gerir as frentes da Inovação e  entregar resultados concretos em um horizonte de curto, médio e longo prazo.

 Ecossistema

Conectar-se para fortalecer e acelerar a inovação.


Neste módulo, você aprenderá a utilizar as redes de inovação e instrumentos de incentivo à inovação de forma que estejam alinhadas à estratégia da sua empresa.

  • Funcionamento do ecossistema da inovação;
  • Inovação fechada e aberta;
  • Estruturação de um sistema interno para a inovação na sua organização;
  • Obtenção de recursos subvencionados para os seus projetos de inovação;
  • Diagnóstico de cultura voltada para a inovação da Empresa;
  • Domínio da Gestão da Inovação – ISO 56002;
  • Aproveitamento de todos os feixes de relações e conexões nos ambientes internos e externos, nas esferas pública e privada.
Este é o seu fastpass para otimizar recursos, reduzir custos e aproveitar benefícios disponíveis para inovar.

Metodologia

O Innovation Yellow Belt compõe o Sistema Innovation Belt de Educação Corporativa, uma experiência imersiva, com metodologia própria, desenvolvida com base nos 29 anos de atuação da Pieracciani no campo da Gestão.

O programa aplica um conjunto de técnicas de vanguarda que assegura a geração rápida e efetiva de ideias em sessões imersivas de trabalho. Muito mais que um simples curso de gestão, é um acelerador de inovação baseado em três princípios:

Calendário

Inscrições abertas para 1º turma de 2022! As turmas abertas do Innovation Yellow Belt acontecem semestralmente e sob demanda na modalidade in company.

No items found.

Informações Complementares

Certificação

A certificação Innovation Belt é uma credencial profissional com duas graduações básicas: a de capacitação e a de realização. A evolução se dá por meio de um sistema de progressão em “faixas” com requisitos específicos de acesso.

Ao concluir o curso Innovation Yellow Belt, seja no modelo in company ou em turmas abertas, os profissionais são certificados com a faixa IYB - Innovation Yellow Belt.

Cada aluno recebe um certificado de cumprimento de horas ao completar cada módulo e ao final dos quatro módulos recebe o certificado emitido pela SGS, em formato digitalizado, para disponibilização no LinkedIn.

INSCREVA-SE

Educador

es

André Cruz

Gerente de UX e inovação em um dos maiores ecossistemas de inovação para o segmento financeiro. Atua no programa de inovação interna estimulando as áreas de negócio a desenvolver estratégias e roadmaps inovadores, e garantir que o desenvolvimento de novos serviços e produtos, especialmente aqueles focados em open banking, tenham o cliente no centro do processo de criação e desenvolvimento.

Bruno Schlup

Engenheiro, MBA e Transformação de Negócios com mais de 13 anos de experiência em Gestão de Mudanças, iniciativas de inovação e Gestão de Projetos. Experiência em projetos estratégicos e globais (América do Norte e do Sul), para transformação digital, iniciativas de inovação, integrações regionais de negócios e redesenho de processos.

Carlos Loureiro

Economista, foi durante 16 anos Executivo das Organizações Globo, atuando inicialmente na Globopar (holding do Grupo), assumindo, em seguida a Direção Executiva de Recursos da Editora Globo, por 11 anos. Com uma grande experiência no mercado corporativo, transitou, nos últimos 16 anos, por diversos segmentos de mercado, reunindo e dominando o pragmatismo da gestão diária dos negócios.

Cezar Giusti

Formado em psicologia e orientação profissional, trabalha desde 2007 na formação de profissionais. Certificação nas ferramentas MBTI, FIRO-B e TKI.

Claudio Mori

Engenheiro Elétrico pela Universidade de Mogi das Cruzes, certificado como Engenheiro da Qualidade (CQE) e Auditor da Qualidade (CQA) pela American Society for Quality (ASQ). Especialista nas áreas de inovação tecnológica, gestão da qualidade, meio ambiente, segurança e lean manufacturing. Atua em projetos para implantação, manutenção e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade/Integrada (NBR ISO 9001, ISO TS 16 949, ONA 7, VDA, EAQF, AVSQ, ISO 14000, OHSAS 18000, GMP/BPF, RDC 59/00).

Daniel Rodrigues

Sócio-diretor, especialista em gestão da inovação e educação corporativa. Administrador de Empresas pela Universidade de São Paulo e pela Escola Superior de Comércio de Marseille – Euromed (França). Nos últimos anos, Daniel tem liderado programas de Inovação Aberta, processos de Gestão da Inovação, de start-ups e formulação de estratégia e visão de futuro em empresas-líderes.

Francisco Tripodi

Sócio-diretor, Administrador de Empresas, MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Consultor especializado em gestão de projetos de Inovação Tecnológica, ferramentas e modelos de gestão. Implementou sistemas de gestão de portfólio e priorização de projetos. Coordenou o desenvolvimento do software de Gestão da Inovação, alinhado às exigências do MCTI e da Receita Federal do Brasil.

Hannah Vitória

Utilizo minha experiência em duas áreas - propriedade intelectual e contratos comerciais - para fornecer soluções para empresas de todos os tamanhos relacionadas a contratos e transações envolvendo franquia, software, transferência e licenciamento de tecnologia, segredos comerciais e informações confidenciais, concorrência desleal, direitos autorais, desenho industrial, patentes, pesquisa e desenvolvimento e variedades de plantas.

Julio Piccaro

Sócio-diretor, formado em Engenharia Mecânica, atuou como gerente, assessor de diretoria e consultor junto aos segmentos metalúrgico, automobilístico, alimentos e bebidas, saúde e prestação de serviços. Desenvolveu grande habilidade em trabalhos de gestão da inovação, reestruturação organizacional, reengenharia de processos, gestão industrial, implantação de sistemas de gestão, custos industriais e capacitação de pessoas.

Valter Pieracciani

Empresário, estrategista, tecnólogo, designer de negócios, pesquisador, consultor, mentor, investidor anjo, designer de negócios e modelos de gestão, conselheiro, professor, escritor e inventor. Italiano radicado no Brasil, foi um dos pioneiros no mundo em Gestão da Inovação, é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas da atualidade.

Conheca nossos educadores.