Introdução sobre boas práticas para preenchimento do FORMP&D

Já ouviu falar de FORMP&D? FORMP&D é o formulário eletrônico de prestação de contas da Lei do Bem.

Por
Michelly Soares
Por
Michelly Soares
e
No items found.
Publicado em

Já ouviu falar de FORMP&D? FORMP&D é o formulário eletrônico de prestação de contas da Lei do Bem. Nele constam diversas informações que os avaliadores do MCTI procuram para entender se, de fato, o projeto se enquadra na Lei do Bem. Termos como “elemento tecnologicamente novo” ou “barreira Tecnológica” ou até mesmo siglas como “PA, PB ou DE” assustam quem as lê pela primeira vez, porém, nós da Pieracciani iremos ajudar com uma breve introdução sobre boas práticas para preenchimento do FORMP&D. Abaixo, os principais campos do FORM, e de uma maneira simples, a melhor maneira de preenchê-los.

 

Passo a passo para preencher os campos do FORM:

Nome do Projeto: Deve dar entendimento que o conteúdo apresentará atividades que possam levar à interpretação de que estaremos falando de pesquisado projetos e suas atividades

Descrição do Projeto: Uma descrição prévia do objetivo tecnológico do projeto com os ganhos esperados caso seja possível comprovar as hipóteses, explicando o porquê é uma novidade para a empresa e em que momento surgiram desafios que demandam atividades de P&D.

PB, PA ou DE:  São as siglas para classificar a atividade do projeto, sendo: 

1. Pesquisa Básica (PB) - trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos quanto à compreensão de novos fenômenos, com vistas ao desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores; 

2. Pesquisa Aplicada (PA) - trabalhos executados com o objetivo de adquirir novos conhecimentos, com vistas ao desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas;

3. Desenvolvimento Experimental (DE) - trabalhos sistemáticos delineados a partir de conhecimentos pré-existentes, visando à comprovação ou demonstração da viabilidade técnica ou funcional de novos produtos, processos, sistemas e serviços ou, ainda, um evidente aperfeiçoamento dos já produzidos ou estabelecidos.

Área do Projeto: Identificar a área de desenvolvimento do Projeto.

Palavras-Chaves: Identificar palavras que fazem referência ao desenvolvimento realizado no projeto.

Elemento Tecnologicamente Novo: Descrição do progresso científico ou tecnológico e suas respectivas compreensões sobre as hipóteses testadas. Ou seja, detalhar tecnicamente o “pulo do gato” do projeto.

Barreira Tecnológica: Descrever os aspectos tecnológicos desconhecidos e que precisam ser compreendidos para alcançar o objetivo pretendido, explicando as hipóteses consideradas e experimentadas para tentar solucionar a questão tecnológica não dominada, com seus riscos e incertezas. 

Metodologia: Etapas de desenvolvimento que serão percorridas para tratar cada hipótese levantada para superar os desafios, detalhando os estudos, análises e experimentos.

Informações complementares: Apresentar os resultados conseguidos com as conclusões a que se pôde chegar, mencionar caso algum material científico tenha sido produzido e em qual link pode ser acessado, coparticipações com outras empresas também devem ser mencionados neste campo, apresentando quem participa das pesquisas e o que cada empresa irá realizar.

 

Mas atenção aos detalhes!

Claro que há diversas particularidades em cada projeto, e sua descrição deve ser trabalhada com o máximo de detalhes para que sua descrição atenda todos os requisitos da Lei do Bem. 

Por isso, a Pieracciani possui um time de excelência, com mais de 30 anos de mercado atuando em inovação tecnológica e funding para inovação, pronto para auxiliá-los no enquadramento e descrição dos projetos de acordo com as exigências do MCTI.

Quer entrar em contato com um de nossos especialistas? Mande um e-mail para o nosso Time!

E-mail: funding@pieracciani.com.br

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Conheça o Edital Embrapii - Tecnologias e Inovação Digital

ROTA 2030: Diagnóstico para habilitação

TRL: avalie o nível de maturidade tecnológica do seu projeto

Passo a passo para utilizar a Lei do Bem

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros