Inovação feminina: Conheça algumas mulheres que inspiraram nossa história

As mulheres tiveram pouca ou nenhuma visibilidade como autoridades que estão presentes em áreas científicas, literárias, políticas

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

“Eu não sabia que havia portas fechadas para mim até que comecei a bater nelas.” Esta é a frase de Gertrude B. Elion, talvez a representação exata dos problemas enfrentados para se reconhecer a inovação feminina.

Ao longo da história, nos deparamos com diversas personalidades masculinas que inovaram em diversos campos. Talvez se perguntarmos qual a colaboração feminina nisso, muitos não saberão responder.

De fato, as mulheres tiveram pouca ou nenhuma visibilidade como autoridades que estão presentes em áreas científicas, literárias, políticas etc. A fim de corrigir um pouco deste erro da história, falaremos destas mulheres neste artigo.

As grandes mulheres que representam a inovação feminina na História

Mesmo quando tudo não conspirava a seu favor, muitas mulheres conseguiram feitos impressionantes. São mulheres além de seu tempo, que não se acomodaram e se tornaram protagonistas de suas vidas.

Muitas personalidades femininas trouxeram para nós, uma infinidade de descobertas importantes para a humanidade, e serão elas que você irá conhecer a partir de agora:

1.    Marie Curie (1867 – 1934)

Conhecida como mãe da física moderna, Marie Curie é conhecida mundialmente por sua pesquisa sobre a radioatividade, além de descobrir elementos como polônio e rádio e conseguir isolar os isótopos destes elementos. Primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel, tanto de química quanto de física.

2.     Rosalind Franklin (1920 – 1958)

Juntamente com Watson e Crick, ela ajudou a descobrir a estrutura do DNA, embora não seja quase mencionado. Doutora em Física e Química, dominava as técnicas de cristalografia de raios-x, por meio delas, conseguiu imagens do DNA.

3.    Gertrude Belle Elion (1918 – 1999)

Sendo bioquímica e farmacologista, mesmo sendo especialista no tratamento de doenças como leucemia e gota, em parceria com dois pesquisadores, ela ajudou a desenvolver medicamentos contra a Aids, por conta disso, ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1988.

4.    Nise da Silveira (1905 – 1999)

Psiquiatra que se tornou contrária aos métodos de tratamento comuns em sua época. Tornou-se pioneira nas pesquisas das relações emocionais entre pacientes e animais.

5.    Katherine Johnson (1918 – 2020)

Formada em matemática e em francês, começou a trabalhar no comitê que se tornaria hoje a NASA. Sendo responsável pelo cálculo que permitiu que o astronauta John Glenn orbitasse a Terra. Além disso, sua contribuição foi importante para calcular a trajetória do voo do Apollo 11.

A importância da equidade de gêneros para o futuro

Apesar de todas as vozes terem sido caladas ao longo do tempo, muitas mulheres conseguiram, mesmo sufocadas, dar um grito de liberdade e demonstrar o seu protagonismo para a história.

Aqui citamos apenas algumas mulheres que são referências como mulheres inovadoras, mas existem outras que também estão nos anais da história, e muitas que tiveram suas descobertas roubadas por seus colegas homens.

Além disso, existiram muitas escritoras que usavam codinomes masculinos para que seus escritos conseguissem ser publicados, devido ao preconceito em relação às mulheres que não eram apenas donas de casa.

Enfim, existem muitas histórias de mulheres que se superaram, foram corajosas, seguiram seus sonhos e fizeram a diferença em um mundo que priorizou apenas os homens.

Devemos incentivar a equidade não só de gênero, mas a diversidade de forma geral. Afinal, inovar pressupõe diversidade.

Conclusão

Conhecemos a história de algumas mulheres inovadoras em nossa história, mas é importante que continuemos a batalhar para que outras sejam protagonistas de suas vidas.Pensando nisso, a Pieracciani, signatária dos WEPs (Princípios de Empoderamento Feminino da ONU), incentiva a inovação feminina como forma de promover a equidade de gêneros em todos os campos da inovação.

Quer continuar a conversa? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Websérie UX | Episódio 1

Por que storytelling é importante?

A Sociedade do Cansaço: Como anda a saúde da sua empresa?

Riscos globais para 2023

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros