ROTA 2030: Diagnóstico para habilitação

É preciso realizar o diagnostico para saber se você deve ou não se habilitar

Por
Marcelo Cunha
Por
Marcelo Cunha
e
No items found.
Publicado em

Levando em consideração a novidade do assunto e as dúvidas do setor que temos atendido ao longo dos nossos workshops e palestras, separei informações que podem ajudar a esclarecer se a habilitação ao Programa é adequada ou não ao cenário atual da sua empresa.

O Rota 2030, novo programa de incentivos à P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) do setor automotivo, foi convertido em Lei e regulamentado parcialmente via Decreto em 2018 Sim, é verdade! Veja a publicação oficial aqui

 As consultas públicas para regulamentação complementar dos capítulos de elegibilidade de dispêndios, classificação de projetos de P&D, prestações de contas ao Governo, procedimentos de cumprimento da meta de eficiência energética e de realização das auditorias tiveram prazos finalizados em 2018? Sim, é verdade!

 As montadoras, sistemistas e autopeças podiam usufruir de incentivos fiscais de IRPJ e CSLL disponibilizados pela Lei já em 2018? Sim, é verdade!

 Com base nos fatos citados acima, é intuitivo pensar que todas asempresas do setor que se adequam aos pré-requisitos estabelecidos pelalegislação já se habilitaram ao Rota e operacionalizam o programa internamentecom a naturalidade de uma atividade rotineira.

 Porém, essa não é uma decisão rotineira, e sim estratégica. Justamentepor isso que exige planejamento, gestão de investimentos, estruturação deprocessos, capacitação de equipes internas, dentre outras ações. É exatamenteessa cadeia logística e estratégica que impede e/ou retarda a decisão de sehabilitar ou não ao programa. Portanto, existir convergência entre a suaempresa e os pré-requisitos legislativos do Rota não é suficiente parahabilitá-lo. Dito isso, o que deve ser feito?

 

Diagnosticar, rápido e com precisão a habilitação ou não ao Rota 2030

 

Essa é a urgente e complexa tarefa que os executivos C-level das empresas estão demandando de seus subordinados. Entendemos a urgência do assunto, pois há cada mês finalizado, pacotes de dinheiro são jogados pelo ralo. Fizemos um diagnóstico em uma grande autopeça e a conclusão foi: R$ 290mil em abatimento de IRPJ e CSLL são deixados para trás. (A apuração do incentivo fiscal pela empresa só é permitida a partir do mês da concessão de habilitação feita pelo Governo).

 Entretanto, para ter precisão, agilidade e tomar a decisão correta é necessário responder à uma série de perguntas que não são simples:

  • A minha empresa possui centro de custo exclusivo de P&D?
  • A empresa tem previsão de lucro fiscal nos próximos 5 anos? Já foram avaliados os cenários e riscos de multas compensatórias do Rota 2030?
  • A empresa está estruturada para gerir as obrigações e incentivos do Rota 2030 internamente?
  • A empresa está preparada para ser auditada por auditorias independentes?

 

Deixamos disponível no nosso site www.prograrota2030.com.br um e-book com maiores detalhes sobre o programa.

Além disso, há 26 anos a Pieracciani ajuda empresas a responderem essas questões e utilizarem de forma ampla e segura todos os mecanismos de fomento à inovação. Colocamos nosso Time inteiramente à disposição para entender sua realidade, e em 72 horas entregar um diagnóstico completo com a resposta se sua empresa deve ou não se habilitar ao Rota 2030.

Faça o diagnóstico gratuito!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Conheça o Edital Embrapii - Tecnologias e Inovação Digital

Rota 2030: como identificar os projetos de inovação

ROTA 2030: Diagnóstico para habilitação

TRL: avalie o nível de maturidade tecnológica do seu projeto

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros