Oceano Azul

Entenda em apenas três minutos as principais características segundo os professores do INSEAD

Por
Daniel Rodrigues
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A estratégia do oceano azul é um livro que foi escrito por dois professores do INSEAD, o Kim e a Mauborgne e ele traz para gente quatro princípios essenciais que as empresas devem seguir para conquistar oceanos azuis nos seus mercados.

Os quatro princípios são:

1º: O primeiro principio que eles trazem pra gente é romper a fronteira tradicional entre as empresas. Não podemos mais nos limitar a ser apenas de um segmento ou outro segmento do mercado, a gente precisa criar novos segmentos que misturem, por exemplo, hospitais com hotéis, com centros de recreação ou alimentação. É preciso pensar como romper as fronteiras tradicionais entre os negócios. Com isso, conseguimos criar novos mercados para o nosso produto ou para o nosso serviço.

2º: Precisamos romper o trade off entre custo e diferenciação. O Trade off geralmente é uma escolha que as empresas fazem. E não podemos nos limitar entre ter o produto mais barato ou um produto diferente para os nossos consumidores. Precisamos conquistar vantagem de custo com uma diferenciação de mercado. Então, é esse trade off custo e diferenciação que as empresas não podem mais escolher. É necessário ter um bom custo com uma diferenciação.

3º: Criar uma curva de valor com foco, singularidade e mensagem consistente. Uma curva de valor compara uma empresa com os demais players do mercado. Assim é possível entender como ela está em relação ao preço e aos principais diferenciais daquele mercado, a ideia é que a empresa tente se descolar dos seus concorrentes. Não podemos mais ficar comparando com o que o concorrente está fazendo, com os movimentos que as empresas daquele setor estão fazendo. É necessário se diferenciar e com isso criar essa curva com foco, singularidade e mensagem consistente.

4º: As empresas devem criar uma inovação de valor, os consumidores precisam valorizar essa inovação que a empresa está trazendo e isso precisa trazer um retorno financeiro para a empresa. É necessário continuar com o foco no que é importante para o consumidor e criar uma estrutura de custos que gere valor para seus negócios.

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