Principais tipos de inovação: Saiba qual a mais adequada para a sua organização

Você sabia que existem vários tipos de inovação?

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

Você sabia que existem vários tipos de inovação? Comumente as pessoas acham que inovação é apenas a tecnológica, mas neste artigo explicaremos quais os tipos de inovação existentes no mercado.

Certamente, depois de identificar os tipos de inovação existentes no mercado, você será capaz de identificar qual  tipo será mais adequado para trabalhar em sua organização, ou mesmo, quais os tipos.

Não necessariamente a empresa precisa escolher um tipo específico, mas, dependendo do que se pretende realizar, pode-se implementar mais de um tipo de inovação. Vamos lá?

Afinal, quais são os tipos de inovação?

Inicialmente precisamos entender um pouco sobre o que é inovação. A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), de um processo ou de um método que seja novo ou significativamente melhorado.

Enfatizamos que será considerada inovação apenas se esta for implementada, ou seja, apenas quando o produto estiver no mercado, ou mesmo, quando o processo ou o método estiver sendo utilizado nas operações da organização.

Agora que sabemos a definição, podemos esclarecer quais os tipos de inovação existem, são elas:

  1. Inovação de produto – Refere-se à introdução de um bem/serviço novo ou com melhoramentos significativos nas características funcionais ou de uso destes produtos. É importante especificar que os melhoramentos significativos se referem às mudanças em materiais, componentes, entre outras características que promovam melhorias em seu desempenho.
  2. Inovação de processo – Refere-se à introdução de um método de produção ou distribuição novo ou com melhoramentos significativos. As mudanças significativas são técnicas, equipamentos ou softwares. O principal intuito da introdução de um novo ou melhorado método que possam aprimorar a produção ou a distribuição pode ser a redução de custos e a melhoria na qualidade.
  3. Inovação de marketing – Refere-se à introdução de um novo método de marketing promovendo mudanças significativas na concepção do produto ou na embalagem, na alocação do produto, promoção ou preço. Geralmente visam melhor atender às necessidades dos clientes, como também, à abertura de novos mercados ou quando for para aumentar o volume das vendas.
  4. Inovação organizacional – Refere-se à introdução de um novo método organizacional nas práticas de negócios da empresa, nos processos administrativos ou nas relações externas. Objetiva melhorias de desempenho por meio da desburocratização de processos, redução de custos administrativos ou de transação, além promover melhorias no clima organizacional da empresa.

Quais são as formas de aplicação da inovação?

Agora que sabemos quais os tipos de inovação, o próximo passo será escolher a forma de aplicação para cada uma delas em sua organização, pois não é obrigatório escolher apenas uma específica.

As formas de aplicação são:

  1. Radical – É uma mudança total e visível, talvez o conceito clássico que temos em mente do que é inovação. Afinal, sempre que pensamos a respeito, pensamos em algo que irá mudar todas as estruturas;
  2. Disruptiva – É uma mudança que não é visível, pois geralmente tem o intuito de lançar algo que desestabiliza os concorrentes, transformando determinados produtos até em obsoletos;
  3. Incremental – Talvez a mais utilizada, pois é a proposta de uma mudança gradual e periódica, ideal para as empresas que pretendem melhorar seus produtos, por exemplo.

A forma que você pretende aplicar em sua empresa dirá muito sobre como sua empresa se apresentará ao mercado. Obviamente que não a define completamente, mas certamente deixará a marca da empresa registrada.

Conclusão

Os tipos de inovação, como também, as formas, são instrumentos para definir sua identidade como organização no mercado. Escolha, portanto, a que mais for adequada para a inovação que pretende realizar, afinal o importante é inovar.

Quer continuar a conversa? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

O gestor-artista

Facilitando o aprendizado em tempos de crise

O momento pede agilidade na vida e nos negócios

Programas Internos de Geração de Ideias

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros