Por que storytelling é importante?

O impacto do storytelling nas empresas

Por
Pâmella Pedroso
Por
Pâmella Pedroso
e
No items found.
Publicado em

Acredita-se que as primeiras histórias surgiram para acalmar medos e dúvidas, com o tempo se tornaram tão importantes que as principais posições numa tribo, por exemplo, eram ocupadas por aqueles que sabiam contá-las bem, os grandes oradores.

Histórias ensinam, conectam. Por isso, as técnicas de se contar histórias são tão profundas e eficazes que extrapolam barreiras e podem muito bem ser utilizadas para diferentes contextos, como o trabalho.

Mas como isto se encaixa no “mundo dos negócios”?

O que é storytelling?

Storytelling é um termo utilizado para o ato de contar histórias ou narrar acontecimentos. E, de acordo com Martha Terenzzo em seu curso sobre storytelling:

“É a arte interativa de usar palavras e ações para revelar os elementos e as imagens de uma história, ao mesmo tempo em que incentiva a imaginação do ouvinte.”

Para ficar ainda mais claro, podemos dividir o termo em 2 partes: story + telling.

A palavra story vem do inglês e significa história, neste caso seria o conteúdo, por exemplo:

  • Quais são os fatos concretos?
  • Qual é o contexto?
  • Há momentos específicos?
  • Quais são os personagens e os ambientes?
  • Quais são os acontecimentos?

A palavra telling também vem do inglês e significa dizendo, contando. Neste caso, trata-se da forma como a história será contada, por exemplo:

  • A emoção que será utilizada e transmitida;
  • A edição que será feita (como em vídeos, filmes etc.);
  • A entonação que será utilizada e em que momento trocar;
  • A luz do ambiente (dia, noite, luz baixa, etc); 
  • As cores podem influenciar a imaginação e os sentimentos do público-alvo em relação à história (ambiente mais vivo, cores vibrantes, cores quentes ou frias).

É importante destacar que nem sempre os storytellings precisam contar histórias reais, eles também podem contar “estórias”. No dicionário, “estória” significa um relato irreal e fantasioso, enquanto uma história é baseada em documentos e testemunhos, algo que aconteceu de fato.

Mas, para além de contar boas histórias e estruturar bons roteiros de filmes, o storytelling pode ser aplicado para gerar mais impacto e envolvimento com seu público-alvo. Sim, as técnicas para contar histórias são tão profundas e eficazes que podem muito bem ser utilizadas para o trabalho, como para narrar cases de sucesso de forma mais atrativa, realizar vendas – ou até mesmo em uma entrevista de trabalho quando tentamos fazer com que a nossa história seja mais interessante.

Como impactar seu público-alvo com storytelling?

O storytelling pode (e deve!) ser cada vez mais aplicado para impactar seu público-alvo porque histórias são uma técnica muito eficaz de conexão. De acordo com uma pesquisa do Instituto Hanley Wood, realizada em 2013, 78%  dos diretores de marketing de empresas acreditavam que conteúdo seria o futuro do marketing, e 2 em cada 3 dos profissionais de marketing pensavam que conteúdos de marca já eram mais importantes do que Relações Públicas, e-mails diretos e publicidade impressa. Mas o que isso quer dizer?

Conteúdo é algo muito valioso atualmente. Sabendo disso, uma maneira de entregá-lo para que seu público possa consumi-lo de maneira despretensiosa sem perder a conexão é envelopando estes novos conteúdos sobre produtos ou serviços em grandes histórias. Por isso dominar essa metodologia é tão importante para o mercado.

Mas, para contar uma história e envolver os ouvintes, primeiro é imprescindível saber quem estará escutando aquilo que você irá contar, pois para que haja envolvimento seu ouvinte precisa ser parte da sua história.

No contexto de negócios, cada cenário exigirá considerações diferentes para a elaboração de um bom storytelling, como:

1 - Apresentando cases de sucesso: 

  • Qual é o setor da empresa deste case? 
  • Qual é sua experiência no setor? 
  • Qual é a história, os valores, a missão e a visão dessa empresa? 
  • Quais são os desafios/oportunidades que foram contemplados nesse case?
  • Qual foi o impacto do trabalho/projeto realizado para sanar algum desafio ou aproveitar alguma oportunidade no mercado?
  • Para quem o case será apresentado? (É um público mais técnico, por exemplo?)
  • Qual o formato de apresentação do case? (Reunião utilizando um ppt? Vídeo?) 
  • Qual a duração da reunião? Ou tempo estimado para apresentar o case no formato de um vídeo, por exemplo?

Ao considerar esses aspectos, será possível estruturar um bom storytelling para contar seus cases. Ah! Coloque emoção na sua fala! As pessoas querem saber e sentir o que esses cases apresentados geraram de impacto e de mudança para as empresas. Destaque isso, as conquistas, os resultados alcançados, considerando também os riscos e barreiras ao decorrer do projeto, como conflitos e tensões presentes na história.

2 - Entrevista de trabalho:

  • Quem é você? 
  • Por que quer trabalhar nesta empresa (além do salário, é claro! rs)?
  • O que você, com sua história de vida, pode agregar à organização?
  • Quais são seus interesses e hobbies? 

Ao estruturar a sua história e preparar como quer contá-la, certamente será possível despertar mais interesse. Isso vai além da sua experiência profissional! Tem a ver com o seu perfil, seus valores e seu propósito, além das suas perspectivas de carreira. 

A partir destes dois exemplos, você pode criar modelos diferentes de acordo com os contextos da sua realidade, sejam profissionais ou pessoais. Um storytelling bem estruturado impacta, conecta e abre caminho para resultados visíveis!

O impacto do storytelling nas empresas

Como explicamos, o storytelling pode ser o meio mais eficaz para apresentar para seus clientes (e potenciais clientes) qual o valor que seria agregado para eles ao consumir aquilo que sua empresa oferece. Afinal, como é mencionado no curso sobre storytelling de Martha Terenzzo: “Só por se tratar de algo técnico, não tem que ser ‘chato’.”

Então, agora que você entendeu o impacto do storytelling na conexão e no envolvimento com seu público-alvo, já pensou no que essa metodologia pode fazer pelo seu negócio? Aqui vão alguns exemplos:

  • Sensibilizar o público;
  • Eternizar memórias;
  • Fortalecer senso de identidade;
  • Gerar crença (Brand belief);
  • (Re)posicionar uma empresa;
  • Preparar mercado para nova empresa;
  • Posicionar-se no Oceano Azul;
  • Facilitar o processo de fusão entre duas organizações;
  • Contornar uma crise;
  • Facilitar a criatividade;
  • Obter fatia do coração;
  • Obter fatia da carteira;
  • Formar uma nova cultura ou novo comportamento de consumo;
  • Valorizar uma ideia ou objeto.

O impacto de um bom storytelling é gigantesco, então avalie seu cenário e se aperfeiçoe nesta técnica para colher os resultados no dia a dia da sua empresa!

Não se esqueça que existem inúmeras maneiras de contar histórias, mas que o seu storytelling dependerá do público envolvido, da mensagem que você quer passar, da disponibilidade de recursos e da sua necessidade!

Quer aprender a preparar o storytelling ideal para elevar a competitividade da sua empresa e colher todos estes resultados?! Nossos especialistas têm a expertise necessária para te ajudar nesta jornada.

Envie um e-mail para: consultoria@pieracciani.com.br

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Café com Piera: Inovação dá dinheiro?

Caminhos da Inovação

Websérie UX | Episódio 4

Websérie UX | Episódio 3

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros