Você conhece a técnica dos seis chapéus?

Esta técnica ganhou notoriedade em grandes corporações, e aqui na Pieracciani utilizamos para geração de ideias e tomada de decisão

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

Muitas vezes temos dificuldades em tomar decisões, pois temos que lidar simultaneamente com emoções, fatos, lógica, criatividade etc.Para facilitar este processo, apresentamos a seguir a técnica dos seis chapéus.

Dr. Edward Bono, psicólogo inglês, estudou sobre o funcionamento do cérebro na tomada de decisões, percebendo que este visualiza prós, contras, emoções, criatividade, tudo ao mesmo tempo, causando uma grande confusão.

Por isso, propôs a técnica dos seis chapéus para melhorar a capacidade das pessoas pensarem, estimulando-as a raciocinar de uma forma mais orientada e produtiva. Esta técnica ganhou notoriedade em grandes corporações, e aqui na Pieracciani utilizamos para geração de ideias e tomada de decisão.

A técnica dos seis chapéus: Como funciona?

A técnica dos seis chapéus estimula as pessoas a utilizarem vários tipos de raciocínio de forma sistemática e disciplinada. Dr. Edward Bono utilizou o chapéu como um símbolo de raciocínio, pois não são fixos e nem permanentes.

Para este exercício, associa-se uma cor a cada tipo de raciocínio e a cada ação a ser realizada, as cores são: branco, vermelho, preto, amarelo, verde e azul.

Geralmente esta técnica é proposta em grupo para que todos analisem o problema do mesmo ponto, ou seja, pensamento de forma lateral. Veja o que cada cor significa:

  1. Chapéu branco: Dados e fatos, sendo um objetivo neutro. Questões fundamentais: Quais informações temos? Que informações faltam? Como obter as informações necessárias?

  2. Chapéu vermelho: Emoções, sentimento, intuições etc. Permitindo que os componentes liberem as impressões pessoais, suas intuições, sem precisar de justificativa.

  3. Chapéu preto: Prudência, prevenção, cautela, razão e lógica. As questões que podem ser abordadas são: Isto é verdadeiro? Existe alguma articulação com os dados disponíveis? Vai ter algum resultado? Quais os problemas e as desvantagens?

  4. Chapéu amarelo: Vantagens, benefícios, ganhos, esperança e otimismo. Pensamento construtivo para buscar soluções. As questões são: Quais as vantagens? Quem será beneficiado? Vale a pena seguir esse caminho?

  5. Chapéu verde: Criatividade, crescimento, energia, novas ideias etc. Liberdade de pensamento com ênfase na inovação. As utilizações possíveis são: exploração, propostas e sugestões, alternativas, novas ideias e provocações.

  6. Chapéu azul: Define os objetivos, possui uma função de controle e monitora os outros chapéus, no final, resume o que foi proposto. Questões possíveis: Em que ponto estamos? O que faremos em seguida? Qual é o próximo chapéu da sequência? Síntese e observações?

É interessante que sigam o seguinte fluxo: Chapéu azul (5min); Chapéu branco (20min); Chapéu vermelho (5min); Chapéu preto (10min.) Chapéu amarelo (10min); Chapéu verde (20min); Chapéu vermelho (5min); Chapéu azul (5min).

Quais os benefícios da técnica dos seis chapéus?

Quando utilizamos um tipo de raciocínio diferente em momentos diferentes, acabamos por potencializar o funcionamento de cada um deles. Assim, evitamos misturar emoções com informações, ao mesmo tempo que avaliamos cada situação.

O ideal é que a técnica seja utilizada para gerar novas ideias, encontrar novas soluções ou tomar decisões. Não necessariamente precisa ser utilizada apenas no contexto empresarial, mas pode ser aplicada em outros contextos também.

O importante é que se analise cada ponto apresentado a fim de que várias mentes pensem e tenham visões diferentes sobre o mesmo assunto.

Conclusão

Gostou da técnica dos seis chapéus? É um método muito interessante e útil para a tomada de decisões. É, por isso, que a Pieracciani, ao longo dos anos, vem estudando e comprovando as melhores metodologias e técnicas para implementar e aprimorar a inovação em sua empresa.

Quer continuar a conversa? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

O momento pede agilidade na vida e nos negócios

Programas Internos de Geração de Ideias

Design Thinking não é um workshop!

Características da Inovação Fechada e da Inovação Aberta

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros