Copa do Mundo, inovação e telecom

Copa do Mundo de 2014, como não lembrar?! Todo mundo vibrando com a realização da Copa acontecendo no Brasil, sol, festa, partidas de futebol estendendo os horários de almoço e aquele som inconfundível de vuvuzelas pelas ruas. Quem não tem lembranças desse ano?!

Nós temos! Mas, a nossa história começa alguns meses antes...

Com a Copa se aproximando, uma grande empresa telefônica nos contatou: estavam desenvolvendo aplicativos que seriam disponibilizados nos chips vendidos aos turistas que viessem ao Brasil naquele ano. Uma super oportunidade para a empresa, sem sombra de dúvidas.

O desafio surgiu porque, com a demanda de trabalho, as equipes de tecnologia estavam extremamente sobrecarregadas e novas contratações (dezenas delas) eram iminentes. A solução parecia ser essa: dezenas de novos CLTs. Mas, quem empreende sabe que contratações não acontecem da noite para o dia, exigem recrutamento e seleção, além dos custos com futuras demissões quando o trabalho não é mais necessário.

Caramba, como conseguir pessoas e soluções de qualidade em um prazo praticamente inexequível?

Foi nesse momento que nós, da Pieracciani, entramos no jogo e, o que parecia ser o início de outro 7x1, se revelou uma vitória – nossos jogadores são os melhores em campo.

O que foi feito: Propusemos a implantação de uma perspectiva completamente diferente. A estratégia do jogo precisava mudar, então desenvolvemos um exercício de inovação aberta envolvendo hackers e pequenas empresas (startups). Os dirigentes da época aceitaram experimentar esse formato, ainda que não acreditassem 100% nele, mas já estávamos nos 45min do segundo tempo.

Em 10 dias o Time Piera concebeu, estruturou e implantou o programa, incluindo a composição da equipe de avaliadores, os critérios, o regulamento e a gestão de todo o processo. Além disso, desenvolveu a ferramenta eletrônica para a operação e difundiu a chamada.

A campanha viralizou com 2.500 acessos no site na primeira semana e foram classificadas 45 soluções dentre centenas de propostas. Time de jogador habilidoso não desacredita.

Resultados: Das propostas recebidas, 14 foram selecionadas, contratadas e aceleradas. Golaaaaaaaço do Time Piera! Foram desenvolvidos aplicativos incríveis que marcaram a história da empresa e inauguraram o conceito de Open Innovation concretamente no Brasil. 


Precisa de ajuda para tirar o seu projeto do papel?

Fale com nosso time de especialistas!

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Cases • Cases • Cases • Cases • Cases

Outros Cases de Sucesso:

Economia circular

Como criar um modelo de gestão de resíduos sólidos viável economicamente e que triplicasse o volume de plásticos reciclados no país?

Ler case completo

Copa do Mundo, inovação e telecom

Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups

Ler case completo

Grande indústria de alimentos e bebidas

Montagem e a estruturação de um robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.

Ler case completo

Sua Empresa Mais CompetitivaEntregando Serviços Especializados

Nossos principais componentes da Gestão da Inovação:

Imagem de Inovadora

Inovação Aberta

Governança da Inovação

Design

Plataformas de Inovação

Cultura para Inovação

Estratégia de Inovação

Planejamento Estratégico