Economia circular

“O momento em que uma coisa se transforma em outra é o momento mais bonito.”

(Vik Muniz, in documentário Lixo Extraordinário)


A geração de resíduos sólidos está aumentando e o Brasil passou a enfrentar uma situação crítica de gestão desses resíduos. Mas, sabendo da urgência da reciclagem e da importância de inovar neste setor – transformar materiais –, foi criada uma parceria entre o Governo Federal, via ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).


A proposta dessa parceria era conceber e desenvolver um modelo de gestão, viável economicamente e que possibilitasse triplicar o volume de plásticos reciclados no país.


Como isso foi feito?

Nós, da Pieracciani, participamos desenvolvendo pesquisas em âmbito mundial sobre as soluções para coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, realizamos estudos de tecnologias e modelos de gestão de cidades como Barcelona, Cidade do México, Parma, entre outras. Também foram feitas análises de startups, bem como entrevistas e painéis com especialistas.


Realizamos o desenvolvimento e o design de soluções, a estruturação e a modelagem financeira para a realização de um piloto de gestão de resíduos sólidos em Cajamar, Guarulhos e Barueri. Desse modo, conseguimos elaborar planos de implantação, validá-los com especialistas e difundir as implementações.


O que foi alcançado:

Com as ações desenvolvidas e implementadas, foi possível criar um modelo inovador de gestão para a logística reversa de resíduos sólidos urbanos (RSU). Para assegurar que o volume recuperado fosse triplicado, este modelo tem como fundamentos: o engajamento dos cidadãos por meio de uma plataforma digital; a desintermediação; e a melhoria das condições de trabalho das pessoas nas cooperativas.

Entender as diferenças entre os municípios pilotos nos permitiu criar e pôr em prática um projeto que englobe eficiências econômica, ambiental e social.

Ao final do projeto será disponibilizado um guia para investimentos privados e para políticas públicas. A intenção é auxiliar na compreensão dos impactos gerados pelos resíduos sólidos e contribuir para reintrodução destes na cadeia de valor.


O que estão dizendo sobre o case:

Site Abiplast | ABIPLAST e ABDI buscam soluções para a gestão de resíduos
Site ABDI | Circular Summit 2021 discute modelos de negócios em economia circular
LinkedIn ABDI | A ABDI, em parceria com a Abiplast, está trabalhando em um projeto de #EconomiaCircular.


Precisa de ajuda para tirar o seu projeto do papel?

Fale com nosso time de especialistas!

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Cases • Cases • Cases • Cases • Cases

Outros Cases de Sucesso:

Economia circular

Como criar um modelo de gestão de resíduos sólidos viável economicamente e que triplicasse o volume de plásticos reciclados no país?

Ler case completo

Copa do Mundo, inovação e telecom

Um projeto de inovação aberta envolvendo hackers e startups

Ler case completo

Grande indústria de alimentos e bebidas

Montagem e a estruturação de um robusto projeto de financiamento FINEP para a construção e operação do novo centro de P&D.

Ler case completo

Sua Empresa Mais CompetitivaEntregando Serviços Especializados

Nossos principais componentes da Gestão da Inovação:

Imagem de Inovadora

Inovação Aberta

Governança da Inovação

Design

Plataformas de Inovação

Cultura para Inovação

Estratégia de Inovação

Planejamento Estratégico