Esse convite veio no contexto da campanha #VAMOJUNTO, cujo objetivo é levar temas relevantes e essenciais a serem aplicados em sala de aula. Vale dizer que conheci a equipe do Senac SP a partir de ações realizadas no ProVA - Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da ABDI realizado pela Pieracciani, e desde então atuamos em parceria para acelerar a inovação nos negócios.
Destaco abaixo os principais elementos de uma gestão ágil discutidos no encontro:
- A sociedade anseia ser ágil. Às características encontradas no mundo VUCA (acrônimo das palavras: Volátil, Uncertain – Incerto, Complexo e Ambíguo) soma-se a realidade da modernidade líquida, conceito trazido pelo sociólogo Zygmunt Bauman, em que tudo é transitório e maleável. Saímos de uma lógica moral na sociedade, pautada na durabilidade, rigidez e busca pela verdade; e entramos na era líquida, cujo consumo é o mestre da lógica e, portanto, há fragilidade nas relações. Não nos resta dúvidas: os negócios não podem ser geridos por pensamentos “quadrados” e lineares, é preciso ampliar o horizonte e atuar com perspicácia.
- Gestão ágil tem ferramenta, tem etapas, tem rituais, mas acima de tudo, tem atitude. O ser humano será sempre o protagonista das ações - seja no papel de consumidor, de usuário, de colaborador, de gestor e, também, no de empreendedor. Afinal, gestão ágil não se compra, se faz!
- Em sala de aula, professores devem olhar para o ensino com a perspectiva de gestão ágil: ser mais prático, captar a necessidade do aluno e, principalmente, conectar a teoria com a aplicação – por exemplo, provendo uma aula experimental. Há métodos que auxiliam para esse desempenho, o ROPES é um deles.
- Existem práticas essenciais para malhar a mentalidade ágil de gestores e empreendedores: busca pelo novo, reflexão ativa, gosto pelo experimento e ausência de medo de errar. Treine para buscar ter facilidade e velocidade nas respostas às mudanças e acontecimentos inesperados.
Comece já a praticar uma gestão ágil com ações práticas:
- Organize: conheça profundamente seu negócio e crie um planejamento estratégico,
- Visualize: crie uma gestão com processos e fluxos alinhados às ações estabelecidas anteriormente. Observe os avanços periódica e meticulosamente,
- Aja: execute as atividades planejadas de forma harmoniosa, equilibrando o ritmo da execução com as atividades de acompanhamento,
- Reflita: analise os resultados e identifique melhorias. Aprenda com os erros cometidos.
Tudo a ver com o momento atual, não é?
Responda à mudança com a transformação! Seja ágil!
Se você gostou desse assunto, pode se interessar pelo Innovation Belt, um programa de capacitação e certificação em gestão da inovação. No módulo Processos, apresentamos o conceito ágil para a gestão de projetos de inovação e apoiamos os alunos na estruturação de processos mais eficazes desde a captura de ideias até a implementação de projetos.
Este artigo foi originalmente publicado no Linkedin, e selecionado pela curadoria do time de Linkedin Notícias.
Caso queira continuar esta conversa ou saber mais sobre esse assunto, fico à disposição.
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Assine nossa Newsletter!
This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”