Prêmios de Inovação: saiba como aumentar a reputação da sua empresa no mercado
saiba como aumentar a reputação da sua empresa no mercado
saiba como aumentar a reputação da sua empresa no mercado
No momento de definir a estratégia de inovação de uma empresa, é considerado o potencial de reconhecimento das inovações no mercado, ou seja: uma parte importante do planejamento estratégico é definir um plano de ação, o qual contemple o desenvolvimento de projetos e implementação de iniciativas que impactem o mercado e despertem o interesse e curiosidade pelas ações e soluções desenvolvidas e a história da companhia. O resultado? Aumento da reputação da empresa e estabelecimento da imagem de inovadora perante o mercado.
É nesse contexto que surgem as Premiações de Inovação. Geral ou setorial, nacional ou internacional, o papel principal de um prêmio é reconhecer e destacar as inovações realizadas durante determinado ano, bem como impulsionar as empresas a realizarem um autodiagnóstico e refletirem sobre possíveis gaps e oportunidades de melhorias para inovação.
Se utilizados de forma estratégica, os prêmios se tornam aliados importantes na tarefa de maximizar o reconhecimento da empresa como líder em PD&I no Brasil e como referência global.
No cenário nacional, dentre as premiações de destaque, o Prêmio Valor Inovação é reportado como uma das publicações mais relevantes de inovação e, por se revelar uma grande oportunidade, neste artigo explicaremos em detalhes tudo o que você precisa saber sobre essa premiação.
Interpretado como uma das publicações mais relevantes no mercado, o Prêmio Valor Inovação foi criado em 2014 e é realizado pela PWC – através da consultoria Strategy&, e pelo jornal Valor Econômico.
Por meio de um disputado ranking, o Prêmio destaca as 150 organizações mais inovadoras do mercado, apontando as melhores práticas de inovação, considerando cinco pilares:
Cada empresa pode apresentar projetos de inovação em gestão, modelo de negócio, produtos, serviços e sistemas. E, é através de cada iniciativa destacada que os avaliadores do Prêmio analisam a atuação das empresas nos cinco pilares avaliados, consideram as boas práticas de inovação realizadas e identificam o quão relevantes para o país são as inovações apresentadas.
Como forma de premiação, as 10 primeiras colocadas recebem o troféu Valor Inovação Brasil, somado a uma página no jornal Valor Econômico dedicada a contar as iniciativas e investimentos recebidos por elas e pelos líderes de cada um dos 25 setores de atuação. Além disso, as 150 empresas mais inovadoras aparecem no anuário “Valor Inovação Brasil” do ano vigente, publicado pelo Valor Econômico.
Todos os anos a organização do Prêmio abre as inscrições e disponibiliza um questionário a ser preenchido pelas empresas com todas as informações dos projetos. É através deste questionário que são feitas as avaliações.
Neste momento, as empresas precisam revisitar seus portfólios, buscando encontrar um potencial inovador em cada um de seus projetos. Entretanto, este também é o momento em que muitas equipes se perguntam: como descrever todos os projetos? Como enfatizar cada processo inovador? E como não esquecer de nenhum detalhe?
Não se engane, os detalhes são cruciais para uma boa colocação no ranking, mas acima de tudo, o storytelling é o que fará a diferença. Por isso, com nossa experiência de mais de 30 anos em consultoria, a nossa pergunta na hora de submeter um projeto é: como contar essa história de forma engajada, a fim de transportar o avaliador para dentro da inovação, fazendo-o entender todos os processos, suas complexidades e a importância de cada um deles?
Esta é uma grande oportunidade de contar a história de forma única, visando reforçar a inovação presente através de uma análise detalhada dos projetos, patentes e parcerias, considerando toda a trajetória da inovação escolhida e, de forma metodológica, integrar as equipes, promover uma competição saudável, estabelecer uma cultura interna de inovação e apresentar os resultados aos avaliadores.
Nós, da Pieracciani, temos uma vasta experiência quando o assunto é Premiações de Inovação e contamos com um repositório de mais de 50 clientes classificados entre as 150 empresas do ranking Prêmio Valor Inovação. Por isso, sabemos que para garantir uma boa colocação no ranking, o ideal é preparar a sua empresa com antecedência.
Logo as inscrições para o Prêmio estarão abertas, então aqui vai uma lista do que você vai precisar fazer para submeter seu projeto:
Além de apoiar e acompanhar a empresa nessas etapas, nosso Time de Consultoria se preocupa em aumentar o engajamento dos profissionais da organização, sensibilizando-os sobre o Prêmio e sobre os critérios considerados.
Quer garantir reconhecimento no mercado e resultados efetivos para a sua empresa em 2024? Nossos especialistas estão preparados para te ajudar neste processo de forma prática e assertiva!
Envie agora um e-mail e fale com nosso Time de Consultoria!
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.