Design Sprint: Saiba como acelerar o desenvolvimento de um projeto

Você tem um projeto complexo e pouco tempo para fazer? Talvez agora seja o momento perfeito para se fazer um Sprint

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

O Sprint é um projeto único de 5 dias para resolver questões críticas por meio de protótipos e testes de ideias com os clientes. Então, se não há muito tempo para se obter respostas, concordamos que este é o método perfeito para dar aquela acelerada no projeto.

Existem muitas metodologias que são tão boas quanto, a questão é que nem sempre há tempo hábil para todos se familiarizarem sobre o funcionamento sem perder muito tempo. Quer saber como o Sprint é diferente? Vamos lá!

Design Sprint: Como funciona?

O Design Sprint é um método muito poderoso para desenvolver ideias e/ou resolver problemas. Para aqueles que têm ideias no papel e precisam de uma resposta rápida, aqui é o lugar certo.

A proposta do Design Sprint é acelerar o desenvolvimento de um projeto em 5 dias. Então, a primeira coisa a se fazer é separar 5 dias consecutivos para que a equipe possa trabalhar sem interrupção.

Cada dia é específico para se trabalhar um ponto diferente do projeto, portanto, nada de pular etapas, você deve seguir o passo a passo para que o desenvolvimento do projeto seja feito com sucesso.

Design Sprint: Passo a Passo

Vejam abaixo as ações que deverão ser realizadas por cada dia:

Segunda-feira
  1. Defina objetivos de curto e longo prazo;
  2. Analise todos os pontos negativos;
  3. Crie um mapa com atores (clientes, equipes de venda etc.), com o fim (como se dará o final: venda? compra?), adicione palavras e setas no meio do mapa para melhor visualização, limite o mapa a 5 fases e peça ajuda dos integrantes da equipe para fazê-lo.
Terça-feira

Com as questões do projeto, é hora de buscar soluções. Faça um esboço em 4 etapas:

  1. Anote tudo;
  2. Qualquer ideia é válida;
  3. Crazy 8s: é uma atividade para gerar 8 ideias em 8 minutos. Pegue um papel de folha A4 e dobre-a três vezes ao meio para ficar em 8 partes. Em cada parte, anote uma ideia gerada;
  4. Faça um esboço que contenha as melhores ideias com detalhes, todas deverão ser julgadas por todos os integrantes em no máximo 30 minutos.
Quarta-feira

É hora de escolher a melhor solução do esboço, analisando a que tem melhor chance de ser utilizada a longo prazo. A equipe deve fazer um Storyboard, que é um plano para um protótipo em um passo a passo.

Nele, há vários painéis conectados e que devem contar uma história até a finalização do protótipo. Tente ser objetivo cronometrando a história por até 15 minutos.

Quinta-feira

Agora é a hora de realizar o protótipo. Lembrando que o protótipo deve ser feito como algo provisório, é só o bastante para aprender e ter uma noção real do projeto.

Sexta-feira

Com o protótipo, é hora de apresentá-lo aos clientes, aprenda com as reações deles. Entreviste-os sobre o protótipo, faça perguntas pertinentes e demonstre de forma detalhada como funcionará na prática. Depois, analise todas as respostas sobre as impressões gerais do cliente.

Conclusão

Rápido? Sim, mas durante a semana que for realizado o Sprint, é importantíssimo que o time esteja focado naquele projeto, por isso, desmarquem reuniões, redirecionem e-mails para outro momento etc.

O Design Sprint é uma das metodologias que a Pieracciani trabalha em seus cursos, consultorias e entre outras atividades.

Quer saber mais sobre essa ou sobre outras metodologias? Entre em contato conosco!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

O gestor-artista

Facilitando o aprendizado em tempos de crise

O momento pede agilidade na vida e nos negócios

Programas Internos de Geração de Ideias

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros