O que é Intraempreendedorismo e o que isso tem a ver com inovação?
As empresas são desafiadas a inovar constantemente
As empresas são desafiadas a inovar constantemente
As empresas são desafiadas a inovar constantemente. Precisam estar atentas aos concorrentes, startups, universidades e centros de pesquisa, porque as inovações devem ser cada vez mais rápidas e radicais.
Mas pouco se fala sobre o potencial de estimular a inovação dentro da própria empresa, isto é, intraempreender.
Intraempreender é agir como um empreendedor dentro de uma empresa estabelecida, utilizando seus recursos para criar novos negócios, novas frentes de atuação, produtos e serviços. Assim, ter uma atitude intraempreendedora significa pensar fora da caixa e não restringir-se apenas às atividades rotineiras do trabalho, gerando valor a algo novo.
Alguns exemplos de intraempreendedorismo são:
Apesar de o conceito ter sido criado há mais de 30 anos, as empresas começaram a adotá-lo de forma estruturada mais recentemente. Isso acontece porque criar um ambiente favorável ao intraempreendedorismo não é uma tarefa simples: requer maturidade da cultura de inovação, pois é preciso oferecer liberdade aos funcionários para que estes possam experimentar suas hipóteses e aceitar que a falha (com aprendizado) faz parte do processo.
Ao estruturar um processo de intraempreendedorismo, a organização estará investindo em:
O conceito de intraempreendedorismo foi disseminado por meio do livro “Intrapreneuring – Por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor”, de Gifford Pinchot III (1985).
Pinchot identificou 14 características do intraempreendedor:
Você pode começar combinando os desafios do planejamento estratégico a uma “feira de ideias” ou hackathon na sua organização.
Uma outra dica é estar preparado para a provocação: “não consigo tempo nem para fazer meu trabalho…” (mas não se abale!). Primeiramente, empreender não é para todos e intraempreender também não precisa ser. Mas também considere se a organização pode oferecer algo, como: algumas horas por semana, alguma instalação ou equipamento que possa ser disponibilizado, algum time que possa ser acionado para apoiar etc.
Mas a dica de ouro é ter um Time capacitado. Isso fará a diferença na hora de acelerar o processo de inovação e aumentará significativamente a chance de sucesso desde o início.
Participe do Workshop gratuito de Intraempreendedorismo: Crie um projeto antrifrágil
Um atalho para fortalecer e capilarizar a inovação nas organizações é o Innovation Yellow Belt, um programa completo de capacitação em um ambiente de aprendizagem orientado à prática.
Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.
Gostaria de iniciar um novo projeto e fazer negócios conosco? Preencha o formulário e entraremos em contato.