O que é Intraempreendedorismo e o que isso tem a ver com inovação?

As empresas são desafiadas a inovar constantemente

Por
Hannah Bremberger
Por
Hannah Bremberger
e
Larissa Garcia
Publicado em

As empresas são desafiadas a inovar constantemente. Precisam estar atentas aos concorrentes, startups, universidades e centros de pesquisa, porque as inovações devem ser cada vez mais rápidas e radicais.

Mas pouco se fala sobre o potencial de estimular a inovação dentro da própria empresa, isto é, intraempreender.

O que é intraempreendedorismo?

Intraempreender é agir como um empreendedor dentro de uma empresa estabelecida, utilizando seus recursos para criar novos negócios, novas frentes de atuação, produtos e serviços. Assim, ter uma atitude intraempreendedora significa pensar fora da caixa e não restringir-se apenas às atividades rotineiras do trabalho, gerando valor a algo novo.

Alguns exemplos de intraempreendedorismo são:

  • Criação do Ford Mustang, por Lee Iacocca
  • Criação do Google Gmail, por Paul Buchheit
  • Criação do Sony PlayStation, por Ken Kutaragi

Por que empreender dentro da própria empresa? 

Apesar de o conceito ter sido criado há mais de 30 anos, as empresas começaram a adotá-lo de forma estruturada mais recentemente. Isso acontece porque criar um ambiente favorável ao intraempreendedorismo não é uma tarefa simples: requer maturidade da cultura de inovação, pois é preciso oferecer liberdade aos funcionários para que estes possam experimentar suas hipóteses e aceitar que a falha (com aprendizado) faz parte do processo.

Ao estruturar um processo de intraempreendedorismo, a organização estará investindo em:

  • aceleração da inovação;
  • mitigação de ameaças tecnológicas e mercadológicas;
  • uma cultura corporativa favorável à inovação;
  • atração e retenção de talentos criativos e motivados a transformar processos, produtos e serviços.

Quais são as características do intraempreendedor?

O conceito de intraempreendedorismo foi disseminado por meio do livro “Intrapreneuring – Por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor”, de Gifford Pinchot III (1985).

Pinchot identificou 14 características do intraempreendedor:

  1. Compromete-se com projetos que têm um forte significado pessoal;
  2. Procura transmitir o grande significado do projeto, evitando que pareça apenas um desafio pessoal;
  3. Aceita o desafio de transformar um conceito e uma ideia num negócio e numa realidade;
  4. Cruza as fronteiras da organização e assume a responsabilidade por todos os aspectos do projeto;
  5. Não pergunta se a ideia vai funcionar, mas sim como fazê-la funcionar;
  6. Prefere símbolos de liberdade ao invés de símbolos de status (mais iniciador do que gestor);
  7. É menos motivado pelo poder do que os executivos (mais motivado por realização);
  8. Não aceita facilmente um “não” como resposta;
  9. É “gerente geral autonomeado” de um projeto que ainda não existe;
  10. Dedica-se obstinadamente à sua ideia com alto nível de exigência consigo e com os demais;
  11. É impaciente, inquieto e tem uma certa relutância com a tradição;
  12. Enfrenta o fracasso não como desastre, mas como uma experiência de aprendizado e um “atraso temporário no cronograma”;
  13. Deseja liberdade e acesso aos recursos da empresa para financiar suas ideias;
  14. Esforça-se para fazer com que os demais concordem com sua visão.

Como começar a empreender dentro da empresa?

Você pode começar combinando os desafios do planejamento estratégico a uma “feira de ideias” ou hackathon na sua organização.

Uma outra dica é estar preparado para a provocação: “não consigo tempo nem para fazer meu trabalho…” (mas não se abale!). Primeiramente, empreender não é para todos e intraempreender também não precisa ser. Mas também considere se a organização pode oferecer algo, como: algumas horas por semana, alguma instalação ou equipamento que possa ser disponibilizado, algum time que possa ser acionado para apoiar etc.

Mas a dica de ouro é ter um Time capacitado. Isso fará a diferença na hora de acelerar o processo de inovação e aumentará significativamente a chance de sucesso desde o início.

Participe do Workshop gratuito de Intraempreendedorismo: Crie um projeto antrifrágil

Um atalho para fortalecer e capilarizar a inovação nas organizações é o Innovation Yellow Belt, um programa completo de capacitação em um ambiente de aprendizagem orientado à prática.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

Café com Piera: Inovação dá dinheiro?

Caminhos da Inovação

Por que storytelling é importante?

Construindo um Portfólio de Inovação

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros