Qual a importância do significado das cores na identidade de uma marca?

Como nosso cérebro assimila cores?

Por
Andressa Bastos
Por
Andressa Bastos
e
Flávia Melo
Publicado em

Já parou para pensar como a cor tem extrema importância no nosso dia a dia e o quão subestimada ela é? Nós, normalmente, temos uma percepção inconsciente sobre a cor e como ela nos afeta, mas como essa percepção e a associação à cor funcionam? E, mais do que isso, qual a importância do significado das cores na identidade de uma marca?

Como nosso cérebro assimila cores?

Na Teoria das Cores, partimos do princípio de que cor não é um fenômeno físico, mas sim um fenômeno fisiológico. Nosso cérebro processa cores porque nossos olhos recebem a luz de algum objeto em forma de comprimento de onda (não se assuste, vamos explicar!).

Em nossas retinas, nós temos receptores que captam luminosidade (cores luz, aditivas) e a ausência dela também (cores pigmento, subtrativas). Temos 3 tipos de receptores de cor na retina: amarelo, azul e vermelho: as famosas cores primárias. Nossos olhos conseguem assimilar até 12 cores, que são classificadas como: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. A mistura dessas tonalidades ajuda a construir outras cores, que podem ser com mais ou menos contrastes e com mais ou menos brilho.

E esse conjunto é o círculo cromático (imagem à esquerda):

  • Cores primárias: amarelo, azul e vermelho.
  • Cores secundárias: combinação de duas cores primárias. Por exemplo: laranja é uma cor derivada da junção de amarelo e vermelho.
  • Cores terciárias: combinação de uma cor primária e uma cor secundária. Por exemplo: violeta é uma cor derivada da junção de azul (cor primária) e roxo (cor secundária).

Cores e associações psicológicas


A forma como percebemos as cores e como isso atua na nossa mente, isto é, no nosso psicológico, é resultado de uma série de fatores e o estudo que analisa os significados das cores e sentimentos causados por elas é denominado “Psicologia das Cores”.

Diversos profissionais, que trabalham em áreas ligadas à imagem, produtos e experiência do usuário, utilizam a Psicologia das Cores para atrelar significados e transmitir sensações ao consumidor. Cada cor pode gerar uma emoção específica para o público exposto a ela e, ao despertar sensações, é possível induzi-lo a adotar alguns comportamentos, como efetuar uma compra por exemplo. Por essa razão as cores são tão importantes.

Um estudo da Universidade de Winnipeg comprovou que usuários de plataformas online decidem, dentro de 90 segundos após suas interações iniciais, se a sensação é positiva ou negativa e cerca de 62% a 90% da avaliação é baseada apenas nas cores.

O uso prudente das cores pode contribuir não apenas para diferenciar os produtos dos concorrentes, mas também para influenciar sentimentos positiva ou negativamente e, portanto, a atitude do consumidor em relação a determinados produtos.

Aspectos culturais também podem influenciar nas escolhas das cores direcionadas para um público específico, levar esses fatores em consideração na hora de projetar um produto é primordial. Como Modesto Farina citou em seu livro, Psicodinâmica das cores em comunicação:  

“Uma cor, ou uma composição colorida, pode significar algo diferente para cada pessoa que olha para ela. Poderíamos dizer que a cor não se forma apenas no olho, mas também no “eu””. Entende-se que os fatores culturais e experiências tidas pelos indivíduos afetam a forma com que percebem as cores, podendo causar sensações boas ou ruins. Na realidade, a cor é uma linguagem individual. O homem reage a ela subordinado às suas condições físicas e às suas influências culturais”.

O psicólogo norte americano, Robert Plutchik, criou a Roda das Emoções (imagem à esquerda), baseando-se na psicologia evolutiva das emoções e essa é uma ótima ferramenta para analisar a conexão entre cores e emoções.

O poder das cores na consolidação de uma marca

Uma das características mais importantes para as marcas são as cores que serão usadas para identificar o seu negócio. Grandes marcas utilizam as cores de forma estratégica em suas campanhas, com o objetivo de gerar emoções, impactando as pessoas e fortalecendo sua identidade. Algumas empresas têm até o próprio Pantone como marca registrada, um exemplo é o azul da marca Tiffany & Co.

Abaixo listamos os significados das cores e alguns exemplos de marcas consolidadas que usam cores específicas como identidade:

Branco – A mistura de todas as cores resulta em tranquilidade, perfeição, honestidade, neutralidade, purificação, limpeza e paz.

Preto – Está relacionada ao poder, sofisticação, elegância, eficiência e luto.

As cores preto, branco e cinza são muito populares entre as marcas de luxo, por representarem perfeição e elegância, geralmente são combinadas entre si pelo contraste gerado entre as cores.

Azul – É a cor favorita entre o público feminino e masculino e desperta os sentimentos de confiança, calma, lealdade e sinceridade. Também está associada à comunicação e à lógica, é amplamente usada pelas empresas de tecnologia, como Facebook, Twitter, Samsung, IBM e Nokia.

Amarelo – Comumente associada à juventude e otimismo, também está associada a emoções, como: confiança, autoestima, criatividade, positividade, simpatia e companheirismo. Redes de alimentação utilizam o amarelo combinado com o vermelho para trazer o sentimento de alegria e anseio, por exemplo.

Vermelho – É a cor que mais nos influencia física e emocionalmente, passando a sensação de urgência. Tem significado ambíguo como amor e guerra, sendo associada aos sentimentos de coragem, desafio e excitação. Amplamente utilizado pelas empresas de fast food, por exemplo, o vermelho chama a atenção no meio de outras cores para aumentar o anseio de saciar a fome ou satisfazer o paladar.

Verde – É uma cor relaxante, simboliza vida e é facilmente aceita pela maioria das pessoas. Remete a sentimentos de saúde, ética, frescor e renovação. Assim como o preto, a cor verde vem se popularizando por transmitir um sentimento de compromisso com a natureza, o Starbucks por exemplo, abandonou a identidade visual marrom e adotou a cor verde como majoritária.

Roxo – O violeta e o lilás são as cores mais raras da natureza, simbolizam valores opostos como espiritualidade e sensualidade. É aceita pela maioria das mulheres, porém não faz sucesso entre os homens. Está associada ao poder, à nobreza, à elegância e à sabedoria. Com essas características, a cor costuma ser muito estimulante em negócios que buscam fugir do convencional, como o Nubank e o Twitch.

Colorido – Geralmente, marcas que usam uma variedade de cores, fazem uma combinação de cores primárias. Pode parecer uma escolha arriscada, mas diversas marcas conhecidas a utilizam. O Google e a Microsoft, por exemplo, utilizam essa combinação justamente para mostrar que estão presentes em qualquer momento da vida das pessoas.

A influência das cores na experiência do usuário

Nos produtos digitais, as cores orientam o usuário ao navegar pelas páginas da Web, como exemplo, a cor verde é associada ao sucesso e o vermelho é associado ao erro. Assim, as cores também podem influenciar as tomadas de decisão do usuário.

Outro ponto a se levar em consideração é o contraste entre as cores, fazendo com que o usuário consiga ter melhor visibilidade ao navegar pelas páginas, isso também pode ajudar pessoas com baixa visão e tornar a solução digital mais acessível.

Muitas pessoas enxergam cores de formas diferentes, é importante criar botões ou mensagens de sucesso e erro, com o apoio de texto, assim a navegação no site será mais acessível e positiva para pessoas daltônicas ou não. Isso também pode impactar positivamente a conversão do seu site, trazendo mais usuários que se sintam confortáveis na sua plataforma.

Apesar de haver tipos e níveis de daltonismo, existe uma maioria que tem uma experiência melhor com tons azulados, esse foi um dos motivos pelo qual o Mark Zuckerberg usou o tom de azul para o Facebook, pelo azul ser o tom que consegue distinguir melhor.

As cores que você escolher podem ter impacto no desempenho do seu site, tempo de visitação, conversão e retorno ao site. Escolher essas combinações seguindo a Teoria das Cores pode atrair mais usuários para a sua solução digital.

Então, na hora de dar o tom da sua marca, fazer uma seleção precisa da paleta de cores pode ser, juntamente com a tipografia e elementos gráficos, o seu grande trunfo. Isto porque a paleta de cores é uma ferramenta essencial para a representação da mensagem que a empresa quer transmitir, tendo de ser condizente com a sua essência e objetivo ou serviço.

Como selecionar a paleta de cores da minha marca?

Se você quer inovar no seu negócio, um dos primeiros passos é elaborar com assertividade a identidade da sua marca, assim será possível impactar a experiência do seu cliente e impulsionar seus resultados.

Na Pieracciani, nosso Time de Consultoria está preparado para investigar, através de pesquisas, qual cor representa melhor sua marca pela visão dos usuários. Caso deseje contratar esses serviços e alavancar seus resultados, entre em contato com nossos especialistas!

Fontes:

Mande um e-mail para: consultoria@pieracciani.com.br

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

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