ROI em UX

Você sabe o que é ROI? ROI nada mais é do que uma sigla em inglês que quer dizer Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

Você sabe o que é ROI? ROI nada mais é do que uma sigla em inglês que quer dizer Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento. Quando falamos do ROI em UX (User Experience), na prática o que estamos fazendo é perguntar: será que UX vale o investimento?

A resposta é: SIM! Uma experiência realmente focada nos usuários pode diferenciar produtos, contribuir para alcançarmos novos clientes e melhorar os resultados nos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester e pela IBM, a cada um dólar investido em UX, uma empresa obtém aproximadamente 100 dólares de retorno (2015).

Grandes empresas, como a Amazon, também atestam o potencial da UX em trazer retorno para as organizações. Estima-se que as melhorias realizadas no sistema de avaliações de produtos da Amazon seja responsável por cerca de 2,7 bilhões de dólares em receita para a empresa (2009).

O site de hospedagens Airbnb também é testemunha do quanto o investimento em UX pode trazer retornos financeiros. Logo no início da operação os empreendedores notaram muitos anúncios com poucas reservas pelo site que possuíam o mesmo problema: fotos muito ruins. Ao substituírem por fotos profissionais de alta qualidade os resultados foram surpreendentes. Apenas uma semana depois da alteração pelas novas fotos a receita semanal dobrou - foi a primeira melhoria financeira do AirBnB em meses (2018).

Por outro lado, não investir em UX ainda pode causar um grande prejuízo: o Citibank obteve um prejuízo de $500 milhões de dólares por conta da péssima experiência em uma plataforma de movimentação bancária (2021).

O enfoque mais comum que vemos quando o assunto é UX é justamente a necessidade de colocarmos o usuário no centro daquilo que desenvolvemos, sejam produtos, serviços ou ações. Entretanto, muitas vezes, acabamos esquecendo de olhar para a UX como um pilar estratégico das organizações. O perigo de negligenciarmos um olhar de negócios para a UX é justamente o de acabarmos nos tornando irrelevantes sob a ótica da organização.

Abordar a UX como parte da estratégia envolve compatibilizar duas perspectivas que, apesar de parecerem antagônicas, não o são: as necessidades dos usuários e os objetivos de negócios. Traçar objetivos mensuráveis para a área de UX permite que sejamos capazes de demonstrar o retorno dos projetos com foco no usuário.

Nos projetos, calcular o ROI em UX ajuda a avaliar quais investimentos podem trazer melhores resultados e a planejar melhor os objetivos e os prazos dos projetos. Além disso, os benefícios para a organização envolvem demonstrar, em números, o valor da área de UX.

Calcular o ROI envolve uma fórmula relativamente simples: divide-se o lucro (receita - investimento) pelo próprio investimento e multiplica-se por 100 para chegar à taxa de ROI, o valor percentual do retorno.

Embora a fórmula seja bastante simples, quando se trata de UX as coisas ficam um pouco mais complexas. Para calcular o ROI de UX precisamos fazer uma espécie de "conversão de medidas". Precisamos transformar métricas de UX em indicadores de negócios. Para isso, precisamos realizar 4 passos: (1) Coletar métricas de UX; (2) selecionar indicadores de negócios relacionados a estas métricas; (3) Transformar métricas de UX em indicadores de negócios; (4) documentar e reportar os resultados à organização.

Quer saber mais sobre ROI em UX? Entre em contato conosco!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.
No items found.

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros