A importância da Gestão da Inovação dentro das empresas

Em um mercado de constante mudança, as empresas que não se mantiverem atualizadas, estão fadadas ao esquecimento

Por
Pieracciani
Por
Pieracciani
e
No items found.
Publicado em

Há 50 anos Gordon Moore, cofundador da Intel, observou que o número de transistores dos chips de processamento teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos. Desde então, a Lei de Moore tem sido implacável em prever o ritmo exponencial de evolução da computação e, com isso, o nosso mundo.

Em um mercado de constante mudança, as empresas que não se mantiverem atualizadas, conscientes dos movimentos de mercado e prontas para agir, estão fadadas ao esquecimento - ou, quem sabe, a ser um caso como a Kodak.

E, se até gigantes estabelecidas como Kodak e Blockbuster podem quebrar por falta de inovação, então seria prepotência não pensar que qualquer empresa está sujeita a este perigo.

Então, como manter sua empresa inovando?

A resposta está na Gestão da Inovação, uma prática que cria estruturas e processos para que a Inovação seja implementada sistematicamente dentro de uma empresa. Se você quer conhecer mais sobre os fundamentos, leia nosso artigo anterior

Não basta “inovar”. É preciso estabelecer uma cultura e processos que suportem os colaboradores a proporem suas ideias. É preciso dar combustível para questionar e gerar insights, ferramentas para desenvolvê-las, ambientes seguros para testá-las e as métricas corretas para acompanhar a efetividade das atividades relacionadas à inovação.

Por que utilizar a Gestão da Inovação?

Além do básico - manter a empresa atualizada aos movimentos do mercado - a gestão da inovação traz outros benefícios:

1. Engajar os talentos da sua empresa

“O talento vence jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”. (Michael Jordan) 

Você pode ter pessoas talentosas em sua empresa, mas elas terão pouco impacto sem a estrutura e apoio adequados. Ao implementar a gestão da inovação, é possível criar ecossistemas corporativos, nos quais os funcionários se sentem motivados a contribuir com suas ideias.

2. Identificar e implementar as melhores ideias

A gestão da inovação possibilita sistematizar o processo de capturar, refinar e implementar ideias inovadoras. Para fortalecer a inovação, são necessários processos para capturar ideias de diferentes públicos (funcionários, clientes, parceiros etc.) e, então, selecioná-las. A gestão da inovação envolve desenvolver estes processos de forma escalável.


3. Quantificar e garantir retorno sobre o investimento

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”. (Peter Drucker) 

Um componente central da gestão da inovação é a coleta de indicadores-chave, como receita, market share, feedbacks positivos etc., que informem ajustes necessários em projetos futuros. Estes indicadores ajudam a minimizar o risco e incerteza associados ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, e demonstram o valor gerado pelas práticas de inovação.


4. Estar sempre conectado com o consumidor

Um processo estruturado de Gestão da Inovação garante que sua organização esteja sempre em contato com os consumidores, identificando tendências de consumo e trabalhando para sempre oferecer a melhor experiência para cada perfil de consumidor. Técnicas de inovação como o Design Thinking podem ajudar muito nesse processo.


5. Mapear novas tecnologias que podem impactar o negócio

Novas tecnologias são um dos principais direcionadores da inovação nas organizações. Prospecção e vigilância tecnológica são subprocessos da Gestão da Inovação que vão colocar a sua organização em contato com o que existe de mais novo no campo tecnológico para o desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento dos processos internos.

Nossos especialistas podem ajudar a estruturar o seu processo de gestão de inovação!

No items found.

Um Time multidisciplinar preparado para pesquisar, conceber soluções e agir de forma inovadora.

Assine nossa Newsletter!

This section uses a container element to ensure the content looks right on every device. It’s centered with the class “Centered Container.”

Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso.
Oops! Algo deu errado, por favor tente novamente.

O momento pede agilidade na vida e nos negócios

Programas Internos de Geração de Ideias

Design Thinking não é um workshop!

Características da Inovação Fechada e da Inovação Aberta

Vídeos

voltar ao blog

Conheça nossos livros

Veja Todos os Nossos Livros